quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIDÁTICA I - EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO RIO DE JANEIRO

“Quais são as possíveis contribuições das estratégias de formação continuada de professores, no desenvolvimento da cidadania desta categoria profissional?”

A formação continuada de professores é um desenvolver constante, suas contribuições não estão apenas ligadas às atualizações de informações científicas e didáticas, isto é, o desenvolver profissional. Mas também, o desenvolver humano, crítico, que condiciona o professor a uma auto-avaliação, a uma reflexão dos seus atos, a incentivação da autonomia, levando-o a considerar e reconsiderar o dia-a-dia da escola e sua experiência como docente, fazendo-o questionar a si mesmo no modo de pensar e agir.
  • Estou preparado para as diversidades das diferenças sociais dentro da sala de aula?
  • De que forma estou contribuindo para o desenvolvimento intelectual e cidadão dos meus alunos?

Perguntas como acima, são alguns dos questionamentos. Outro aspecto importante refere-se ao fato de que através da formação continuada os professores têm a possibilidade de desenvolverem novas competências e com isso aprimorarem e ampliarem o seu trabalho, reduzindo seus insucessos, repensando e discutindo sua prática, adaptando-se às novas situações que surgem e conseqüentemente gerando uma significativa melhoria na qualidade do ensino.

Com o desenvolver humano, o professor está preparado e aberto às mudanças, buscando sempre a conscientização da importância das suas ações, mostrando aos demais colegas de profissão, que se o trabalho docente não estiver ligado à reflexão, ao conhecimento e a interpretação, ficará mais difícil chegar à transformação e a construção de uma nova realidade não apenas na sua escola, mas também, na sociedade em que vive e atua.

Porém, sabemos que para que a formação continuada seja realmente eficaz é fundamental que haja um verdadeiro envolvimento dos professores e dos gestores nesse processo.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
Paulo Freire (2002)



Instituto A Vez do Mestre
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Didática I

Grupo:
Raquel da Conceição – matrícula P00673
Fabiana Thimóteo Gonçalves – matrícula P00794
Fernanda da Silva Vilaça – matrícula P00699
Washington Luiz Ribeiro – matrícula P00757
Hércia das Mercês – matrícula P00768

Nenhum comentário:

Postar um comentário