terça-feira, 27 de abril de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.

Sintomas graves na Educação atual, são os de políticas educacionais que trazem modelos de avaliações externas ao cotidiano da escola e programas de capacitações e treinamento de professores, tratando-os como técnicos.
Quais seriam as reais finalidades dessas iniciativas?A exclusão da categoria do magistério na elaboração das políticas educacionais.

“Convencionou-se, assim culpabilizar o professor pelo fracasso da escola pública”
(Lelis 1992)

Situando-se sempre fora das decisões de organização curricular, com baixos salários, precisando trabalhar em várias escolas para se manter, o profissional de educação, está cada vez mais desvalorizado.

“Quando os professores de fato entram no debate é para serem objeto de reformas educacionais que os reduzem ao status de técnicos de alto nível cumprindo ditames e objetivos decididos por especialistas um tanto afastados da realidade cotidiana da vida em sala de aula. A mensagem parece ser que os professores não contam quando trata-se de examinar criticamente a natureza e o processo de reforma educacional.”(Giroux2000,p.157)

É preciso investir em estratégias de Formação Continuada centradas nas escolas, uma vez que esta é a sua ferramenta de trabalho, o qual lhe dará subsídios para a melhoria das práticas educativas.

A Educação Continuada “juntamente com o lançamento de reformas educativas a nível nacional, surge como parte integrante dessa resposta.” (Formosinho 2000, p.238)

Fala de uma professora de escola pública
“Na vivência de mais de vinte anos de magistério, compreendo a Educação Continuada como um aprender a cada dia, um aprender com os alunos, um aprender na prática pedagógica, um aprender nas situações que surgem e que temos que dar conta instantaneamente. Mas vem a reflexão, ao final de cada dia do que se passou e por comparação, revolvemos a memória por experiências passadas e buscamos a melhor solução .O reflexivo sobre cada ação é um passo decisivo para o crescimento.
Dentro da instituição escola, nos defrontamos com inúmeras práticas, tanto de dirigentes, como de colegas, por tanto o tal espaço recomendado por autores como Nóvoa,Teodoro, Paulo Freire é utópico de acontecer.
Mas buscamos a utopia, um futuro melhor para a Educação, e dentro de minha trajetória, busco um caminho que defenda este espaço.
“Por outro lado, na forma estrutural, curso a formação universitária o que contribui para a formação continuada juntando-se a prática da forma construtivista.” (prof.Lizete 2010)

A Formação Continuada de professores suscita indagações profundas, voltadas para a função da educação formal na construção da cidadania. Trata-se de reconstruir o entendimento coletivo dos educadores sobre o que é para eles a educação; sobre a educação que fazem, e a educação que propicia condições para a formação da cidadania; refletir o que é, hoje, a formação do indivíduo em sua essência, pensar o paradigma que dê conta das complexidades de nosso mundo; debater a prática e as condições de trabalho para o bom desenvolvimento dos envolvidos neste processo, são os eixos norteadores dessa prática. É necessário discutir as tecnologias educativas em seus avanços avassaladores, não apenas como instrumentalizadoras das práticas docentes, mas também como desafiadoras de novas posturas de reconstrução, para que haja o entendimento teórico compartilhado, de novas competências e de posicionamentos sociais, éticos e políticos e outros níveis de coerência. Neste contexto pretendemos a perspectiva de encontrar aportes à reflexão, em que, pesquisar estudar, manusear dados, elaborar, discutir, são elementos indispensáveis a uma educação para a cidadania.
Por todas as discussões e pesquisas elaboradas sobre a Educação Continuada, chegamos à conclusão que, embora ela seja a alternativa urgente do professor, articulando seu desenvolvimento profissional, ela ainda está muito lenta para as reais necessidades momentâneas.
O professor como classe, é desunido e não tem uma representatividade legal, estes fatos fortalecem o governo na desestabilização da classe, quanto mais temerosa e fraca, menor o poder de articulação.
É dentro do espaço escolar que o professor pode rever todos esses conceitos e se reformular, pondo em prática sua cidadania lutando por seus direitos e fazendo-se merecer por sua excelência no trabalho, destacando inclusive a importância da formação continuada estrutural que mesclará sua experiência à teoria.


Grupo; ”Educação é Amor”.
Componentes;
Lizete Conceição Cardoso Martins Araujo
Márcia Rafael da Silva Santos
Elaine Miranda dos Santos
Gloria Helena Monteiro Costa
Rene Marques Leandro

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