FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.
Sintomas graves na Educação atual, são os de políticas educacionais que trazem modelos de avaliações externas ao cotidiano da escola e programas de capacitações e treinamento de professores, tratando-os como técnicos.
Quais seriam as reais finalidades dessas iniciativas?A exclusão da categoria do magistério na elaboração das políticas educacionais.
“Convencionou-se, assim culpabilizar o professor pelo fracasso da escola pública”
(Lelis 1992)
Situando-se sempre fora das decisões de organização curricular, com baixos salários, precisando trabalhar em várias escolas para se manter, o profissional de educação, está cada vez mais desvalorizado.
“Quando os professores de fato entram no debate é para serem objeto de reformas educacionais que os reduzem ao status de técnicos de alto nível cumprindo ditames e objetivos decididos por especialistas um tanto afastados da realidade cotidiana da vida em sala de aula. A mensagem parece ser que os professores não contam quando trata-se de examinar criticamente a natureza e o processo de reforma educacional.”(Giroux2000,p.157)
É preciso investir em estratégias de Formação Continuada centradas nas escolas, uma vez que esta é a sua ferramenta de trabalho, o qual lhe dará subsídios para a melhoria das práticas educativas.
A Educação Continuada “juntamente com o lançamento de reformas educativas a nível nacional, surge como parte integrante dessa resposta.” (Formosinho 2000, p.238)
Fala de uma professora de escola pública
“Na vivência de mais de vinte anos de magistério, compreendo a Educação Continuada como um aprender a cada dia, um aprender com os alunos, um aprender na prática pedagógica, um aprender nas situações que surgem e que temos que dar conta instantaneamente. Mas vem a reflexão, ao final de cada dia do que se passou e por comparação, revolvemos a memória por experiências passadas e buscamos a melhor solução .O reflexivo sobre cada ação é um passo decisivo para o crescimento.
Dentro da instituição escola, nos defrontamos com inúmeras práticas, tanto de dirigentes, como de colegas, por tanto o tal espaço recomendado por autores como Nóvoa,Teodoro, Paulo Freire é utópico de acontecer.
Mas buscamos a utopia, um futuro melhor para a Educação, e dentro de minha trajetória, busco um caminho que defenda este espaço.
“Por outro lado, na forma estrutural, curso a formação universitária o que contribui para a formação continuada juntando-se a prática da forma construtivista.” (prof.Lizete 2010)
A Formação Continuada de professores suscita indagações profundas, voltadas para a função da educação formal na construção da cidadania. Trata-se de reconstruir o entendimento coletivo dos educadores sobre o que é para eles a educação; sobre a educação que fazem, e a educação que propicia condições para a formação da cidadania; refletir o que é, hoje, a formação do indivíduo em sua essência, pensar o paradigma que dê conta das complexidades de nosso mundo; debater a prática e as condições de trabalho para o bom desenvolvimento dos envolvidos neste processo, são os eixos norteadores dessa prática. É necessário discutir as tecnologias educativas em seus avanços avassaladores, não apenas como instrumentalizadoras das práticas docentes, mas também como desafiadoras de novas posturas de reconstrução, para que haja o entendimento teórico compartilhado, de novas competências e de posicionamentos sociais, éticos e políticos e outros níveis de coerência. Neste contexto pretendemos a perspectiva de encontrar aportes à reflexão, em que, pesquisar estudar, manusear dados, elaborar, discutir, são elementos indispensáveis a uma educação para a cidadania.
Por todas as discussões e pesquisas elaboradas sobre a Educação Continuada, chegamos à conclusão que, embora ela seja a alternativa urgente do professor, articulando seu desenvolvimento profissional, ela ainda está muito lenta para as reais necessidades momentâneas.
O professor como classe, é desunido e não tem uma representatividade legal, estes fatos fortalecem o governo na desestabilização da classe, quanto mais temerosa e fraca, menor o poder de articulação.
É dentro do espaço escolar que o professor pode rever todos esses conceitos e se reformular, pondo em prática sua cidadania lutando por seus direitos e fazendo-se merecer por sua excelência no trabalho, destacando inclusive a importância da formação continuada estrutural que mesclará sua experiência à teoria.
Grupo; ”Educação é Amor”.
Componentes;
Lizete Conceição Cardoso Martins Araujo
Márcia Rafael da Silva Santos
Elaine Miranda dos Santos
Gloria Helena Monteiro Costa
Rene Marques Leandro
terça-feira, 27 de abril de 2010
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