quarta-feira, 7 de abril de 2010

Educação e Cidadania no Rio de Janeiro




A educação é um meio de construir, reconstruir, compreender e distribuir valores morais e éticos que permeiam a vida em sociedade, fazendo com que seja possível vivermos em grupo e que mais do que isso, seja agradável e recompensador estarmos organizados em comunidades.
Já a cidadania, é termos consciência de que fazemos parte desta organização, deste mundo e que perpassamos por todos os meios que o compõe, afetando de diversas maneiras esta convivência.
Diante destes dois aspectos sociais surge a preocupação com a política da educação, procurando servir aos interesses das comunidades e organizando regras, a fim de atingir metas que propiciem um desenvolvimento constante e sustentável.
Hoje, esta política está embasada em um educação libertadora, como característica de uma verdadeira educação, conscientizando e formando cidadãos agentes-sociais. Esta é a evolução de uma educação cada vez mais interdisciplinar, preocupada com o todo, com a formação de um ser completo, contribuinte e comprometido com o coletivo.
Quando pensamos que somos seres naturalmente sociais, acostumados a viver em comunidades, vemos o quão ignorante é considerarmos uma educação opressora, inconsciente e que visa o interesse de poucos. Este tipo de educação não formará sujeitos comprometidos com sua ação no mundo, mas indivíduos, comprometidos com seus próprios interesses. Para o bem estar social, não há lugar para o individualismo. Precisamos achar o ponto em comum!
Numa educação verdadeira e libertadora, os caminhos passam pela a valorização do ser indivíduo e pela conscientização transformadora e construtora de opiniões e atitudes responsáveis
Os trabalhadores da construção civil têm grande importância histórica e precisam do reconhecimento e valorização em todas as cidades brasileiras, em especial no nosso estado, pois a atuação destes profis-
sionais continua sendo muito importante para o crescimento econômico e social do Rio e do Brasil.
Algumas pessoas ainda conservam uma imagem ultrapassada do canteiro de obras. Ocorreu uma evo-
lução muito grande em questões tecnológicas e qualificação deste profissional. Atualmente o setor utiliza modernos equipamentos de segurança de trabalho e oferece ao trabalhador condições dignas de trabalho, com espaços adequados para as refeições e higienização.
Os trabalhadores deste setor conquistaram a possibilidade de adquirir o Certificado de Aptidão Profis-
sional na área da Construção Civil e Obras Públicas, cujo Certificado Profissional visa:
- contribuir para o aumento da qualificação e desenvolvimento dos profissionais, da competitividade nas empresas e da qualidade dos serviços e produtos no mercado;
- regular a formação e certificação do profissional;
- garantir transparência nas qualificações e mais inovação nas formas de organização do trabalho;
- estimular a validação de competências adquiridas quer através da formação quer em contexto de vida e de trabalho, de modo a que o mercado reconheça a respectiva qualidade;
- criar novas oportunidades de continuação de estudos e de formação e de melhorar as condições de
emprego;
- promover a qualidade da formação profissional;
- introduzir no mercado instrumentos de comprovação de competências e outras condições de exercí- cio para uma determinada atividade profissional;
A empresa que promove treinamentos baseados na educação, apresenta alto grau de satisfação com o desempenho de seus funcionários.
Ao privilegiar a abordagem humanística, através da educação permanente, reconhece-se que entre o comportamento e o desempenho há o valor das pessoas.
A Educação tem como objetivo alcançar o homem e a sociedade. Ela permite ao indivíduo a conhecer a si mesmo e a entender seu papel no mundo em que vive.
Apesar de toda globalização, ainda hoje existem milhares de brasileiros que aprendem ou aprenderam uma profissão por necessidade de sobrevivência. Poucos são os casos onde curiosos se especializam sem o objetivo de ganhar algum dinheiro.
A necessidade leva a prática que por sua vez leva ao acúmulo de experiências deixando de lado as teorias, pois estas muita das vezes, complexas, tornam o conhecimento demorado com alto investimento. Profissões como pedreiro, carpinteiro, eletricista, mecânico, bombeiro hidráulico, costureira, operador de micro computador, vendedores, músicos são alguns dos exemplos mais comuns. Em muitos dos casos não conseguem emprego de carteira assinada ou abrir o próprio negócio e por isso vivem fazendo ”bico” e poucos estão registrados no INSS.
O Projeto Certific coordenado pelo Instituto Federal de Brasilia é a iniciativa mais adequada para estes brasileiros terem seus talentos reconhecidos e formalizados. Também, dará oportunidade de concorrer a um emprego de carteira assinada ou abertura e expansão de negócios, além de estimular o retorno ao estudo.
Levando em consideração das informações acima citadas, perguntado se existe educação no Rio de Janeiro, diria que no decorre da história, havendo variações de idéias políticas, fatalmente repercutindo na Educação, mudanças estas em que por muitas vezes o interesse político manifesta-se fortemente, trazendo com isso oscilações educacionais, vários ícones manifestaram e continuam manifestando seus pareceres em que por muitas das vezes se prejudicaram e continuarão se prejudicando, dependendo apenas em que grau estará seu objetivo. Um exemplo histórico é o de Paulo Freire, que foi exilado no período da ditadura militar, e que quando regressou do exílio, colocou em prática todo seu conteúdo, com isso fazendo diferença na educação brasileira.
No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire trás a luz um conceito de educação a nível social, em que ele não discrimina classes sociais, deixando bem claro que dentro de cada um, existe um grau de cultura a ser elogiado, podendo haver transformações guando esta cultura vem a mexer com o grau máximo da vida que é a preservação da vida. Ele também deixa claro que o educador só começa a educar, quando se coloca no lugar do aprendiz, ai sim, sabedor do que não sabia, poderá fazer mudanças em seus programas de estudos, para melhor compreender os aprendizes.

Componentes do Grupo:
Regina Adysa Maia Barbosa Vitorino
Tatiana de Jesus Abardes Santana
Maria Estefânia Queiroz Bezerra Couto
René Missões
Paulo Roberto Lana
Renata de Araújo Gomes Bezerra de Menezes

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