quinta-feira, 8 de abril de 2010

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Foto retirada da capa revista Época
fotógrafo Ricardo Corrêa


“Educação e Cidadania

Para que tenhamos através da educação uma porta de entrada para a construção e o desenvolvimento da cidadania, é fundamental que esta ocorra de maneira adequada, considerando e respeitando a origem social, familiar e cultural do educando.
A escola deve priorizar o diálogo permanente, não somente com o aluno, mas também com sua família, para que a partir daí possa conhecer a cultura, as necessidades e os valores presentes no dia a dia do educando e através do diálogo a escola consegue perceber quais são os interesses e aptidões dos seus alunos e o seu meio social, para então, pensar em suas necessidades e trabalhar de uma forma contextualizada e motivadora.
O educando deve ser sempre a prioridade das políticas públicas voltadas para educação e essas políticas precisam percebê-lo como sujeito histórico, produtor de cultura e não como alguém que tem o seu conhecimento desvalorizado.
A educação é fundamental para formação de pessoas críticas, que conheçam seus direitos, deveres, desejos e objetivos, porém sua finalidade é atingida somente quando ela reconhece e valoriza o saber do outro. Necessitamos de formadores de opinião e atitude política para sermos capazes de responder às expectativas de uma educação favorável a todos.
Através de projetos que levam a educação a distância a lugares remotos em nosso país, estamos fazendo a integração do homem em sua origem ,com o universo talvez que nunca será visto por ele. Mas será inovador e repercutirá em seus filhos e em suas gerações e os próximos, certamente estarão mais receptivos aos novos conhecimentos.
Hoje no nosso estado, temos instituições capazes de dar opções de cursos profissionalizantes, (técnicos, de aprendizagem ou aperfeiçoamento) de nível médio e de formação de curso superior. Sendo em pelo menos 80% da instituições possível ser um bolsista deste que, esteja apto aos requisitos que a instituição exige. Além disso temos a Educação básica para Jovens e Adultos (EJA) o projeto Educamais, SESIEDUCA.....enfim muitas oportunidades para que no Estado do Rio a população mais carente tenha acesso ao aprendizado.


Instituto A Vez do Mestre
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Matéria: Políticas Educacionais

Grupo:
Raquel da Conceição - matrícula: P00673
Glaucia Isaías Gomes - matrícula: P00710
Fabiana Thimóteo Gonçalves - matrícula: P00794
Fernanda da Silva Vilaça - matrícula: P00699
Juliana Rosas Coelho - matrícula: P00795

Nenhum comentário:

Postar um comentário