segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sustentabilidade

Projeto de Trabalho como Tema Transversal Saúde
Curso: Pedagogia
Disciplina: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
Alunos: Helena Cristina R. F. Greenhalgh -Mat. P00780
Fabiana Thimóteo Gonçalves -Mat. P00794
Juliana Rosas Coelho -Mat. P00795
Introdução
O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire nos mostra a opressão contida na sociedade e na educação, a opressão é tida como um problema crônico social, já que, as camadas menos favorecidas são oprimidas e aceitam os que lhes é imposto, por falta de conscientização as pessoas obedecem as ordens, por medo, sem questioná-las. A libertação exige o abandono da condição servil. Torna-se cômodo para o opressor que o oprimido não tenha consciência do que acontece.
A Pedagogia do oprimido propõe a construção dos sujeitos críticos e comprometidos com sua ação no mundo.
Tendo em vista a proposta do livro, nos preocupamos em elaborar um Plano de Ação voltado para a integração escola-família-comunidade, com atividades que sejam do interesse de todos, que esclareçam dúvidas e que mostre a responsabilidade de todos nós com as ações no mundo.
Entrevista:
A entrevista foi realizada com uma Orientadora Educacional.
Qual público-alvo de sua escola?
Resposta: São alunos do 1° e do 2° segmento do ensino fundamental, de classe média
da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Quais são os problemas relacionados a saúde que ocorrem com maior incidência em
sua escola?
Resposta: Há dois anos atrás e também ano passado tivemos vários casos de alunos e
familiares com dengue, esse fato nos causou grande preocupação. Esse ano percebemos que
houve um aumento no número de crianças que ganharam muito peso, em função muitas
vezes, de uma alimentação inadequada e tivemos ainda um caso de gravidez na
adolescência.
Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como Tema Transversal?
Resposta: Conceituamos saúde não somente como ausência de doença física e sim como algo maior, mais amplo, que inclui aspectos emocionais, sociais, familiares. Buscamos sempre o bem-estar dos nossos alunos, queremos sempre que os alunos e as famílias estejam seguros em relação a nossa escola.
De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde de e Qualidade de Vida da Sociedade?
Resposta: Acho que somente a formação docente em áreas específicas, como por exemplo, Biologia, têm dado ênfase a essa questão.
Como as novas tecnologias estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
Resposta: De forma bastante intensa, com a internet, por exemplo, o acesso a inúmeras informações sobre saúde, meio ambiente se tornou bem mais acessível e rápido. Utilizamos ainda, algumas vezes, documentários exibidos em TVs por assinatura sobre animais, coleta de lixo, meio ambiente, como parte integrante de nossas aulas.Percebemos que as crianças e os jovens gostam muito.
A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo”?
Resposta: De certa forma, como disse anteriormente o acesso a informação foi facilitado, porém aumentou também o incentivo ao consumo e isso não é bom. As desigualdades sociais ainda são enormes e falta muito para atingirmos um nível razoável de igualdade.
Tema
Meio Ambiente e Saúde
Atividade educacional
A atividade será realizada em uma escola situada em um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro que atende o público de primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. Será feita em duas etapas,
Primeira etapa
Tempo estimado: duas semanas
Cada turma vai receber um tema para que seja feita a pesquisa e preparação de material para ser exposto no dia do encontro com toda a escola.
Turma do 2º ano – Ficará responsável por elaborar um teatrinho que aborde o tema Dengue.
Turma do 3º ano – Fazer pesquisa e preparar cartazes sobre a Dengue e as formas de evitá-la.
Turma do 4º ano – Fazer pesquisas e preparar cartazes com o conteúdo encontrado no site da Comlurb (www.comlurb.rio.rj.gov.br) sobre os assuntos
-Manual básico de cidadania e civilidade da Comlurb
-Folheto da Coleta Seletiva
-Folheto da poda de árvore
Turma do 5º ano – Pesquisar e preparar cartazes sobre: A importância da água e como evitar o disperdício.
Turma do 6º ano- Tema: Ameaças ao Meio Ambiente
Turma do 7º ano – Tema: Alimentação saudável
Turma do 8º ano – Tema: Planejamento familiar
Turma do 9º ano – Doenças Sexualmente Transmissíveis
Segunda etapa
Tempo estimado: Um sábado de 8:00hs às 12:00hs
Será feito um encontro que terão como convidados , alunos, família e comunidade. Os trabalhos feitos pelos alunos na primeira etapa serão expostos no pátio da escola, cada turma deverá preparar o seu espaço e pronta para apresentar o trabalho aos visitantes. Às 10:00 horas será feita a presentação do Teatrinho da Dengue e em seguida no auditório serão realizadas palestrar com profissionais da saúde que abordarão os temas: Pressão alta, diabetes, tabagismo, DST, gravidez na adolescência e nutrição e câncer de mama.
Haverá um espaço com atividades infantis para as famílias que levarem crianças pequenas.
Objetivo Geral
O objetivo é trazer a família e a comunidade para a escola, criar momentos de interação em que se possa passar informação, que essas pessoas que muitas vezes não têm tempo nem oportunidade de se manterem informados aproveitem esse espaço para buscarem informação.
Justificativa
Conforme a proposta do livro Pedagogia do Oprimido, quanto mais consciente e informado mais a pessoa assume as suas responsabilidades para consigo e para com o mundo e é capaz de cobrar isso do outro.
Estratégias
Na primeira etapa o trabalho será realizado durante duas semanas dentro de sala de aula nas disciplinas ligadas a Ciência.
Na segunda etapa será marcado um encontro em um sábado pela manhã. Os trabalhos confeccionados pelos alunos ficarão expostos no pátio da escola e as palestras deverão ser ministradas no auditório.
Recursos
Será necessário o envolvimento de toda a escola tanto de professores, coordenadores, diretor e profissionais de apoio. Utilizaremos o mobiliário da escola para montar as exposições, o uso do auditório, a abertura da cantina para a tender quem quiser se alimentar durante o encontro. Deverá ser feito antecipadamente contato com profissionais de saúde que possam estar presente para as palestras e disponibilizar um funcionário da escola para recepcioná-los no dia e para que eles sintam-se confortáveis.
Avaliação
Será colocado próximo a saída da escola um grande cartaz em branco com duas canetas presas, para que, as pessoas ao sairem possam deixar a sua impressão do encontro. No final das palestras o público deverá ser informado desse cartaz e da importância de sua opinião mesmo que anonimamente, se gostaram, do que não gostaram, se acharam os assuntos importantes etc.

Um comentário:

  1. Parabéns!
    A forma que o texto foi disponibilizado (entrevista) dificultou a leitura e, consequentemente, a compreensão - cuidado com isso, ok?
    A mesma observação em relação a proposta. :)

    Abraços

    Esther Araujo

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