sábado, 5 de junho de 2010

PROJETO INTERDISSIPLINAR
PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Professora: Maria Esther Araújo


Curso: Pedagogia
Disciplina: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
Alunas: Avany Maria Manhães Moura Reis - Daniele Cruz Da Silva Figueiredo Luz-Liliane De Andrade Levy - Marcia De Freitas Miguel - Patricia Maria Dos Santos Paula Schoemer Jardim
Matrícula: P00715, P00792, P00711, P00716, P00748, P00759.
Atividade Sugerida: Entrevista Com Educadores.


ENTREVISTA:

Contextualizando a saúde e destacando a educação como condutora da qualidade de vida das populações.

Entrevista com um Supervisor ou Coordenador Educacional:
Nome: Ana Lucia Alves de Carvalho Augusto
Cargo: Coordenadora
Instituição de Ensino: Associação Britânica de Educação


1. Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema Transversal?

R: A escola administra o conceito de saúde de uma forma global. Com esse enfoque, a escola utiliza um programa que tem como objetivo otimizar o aprendizado e a interdisciplinaridade de todos os aspectos presentes nos seres humanos: emocional, social e saúde física. A escola lança mão de aulas planejadas onde são abordados temas como alimentação saudável, o que traz benefícios e malefícios para a saúde de pessoas e também como crescer de maneira saudável, através de exercícios, hábitos de higiene (escovar dentes, lavar bem as mãos) e na escolha de lanches e refeições saudáveis. O lado emocional e psíquico também é abordado em discussões entre alunos e professores onde o principal objetivo é fazer com que o aluno se sinta seguro emocionalmente no espaço escolar e aprenda a partilhar suas dúvidas e pontos de vista com os outros. Também é vastamente abordado o tema de desperdício de alimentos e como ajudar uns aos outros quando enfrentamos problemas diários, assim como bullying.


2. De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Sociedade?

R: Ao ensinar as crianças sobre a importância de dividir o que possuímos com quem tem menos através de campanhas e entre os próprios alunos.


3. Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?

R: Vacinação, esterilização, maior controle sanitário feito por entidades responsáveis trazem mais segurança para a saúde de todos os alunos e funcionários da escola. Ao comunicar a importância dos hábitos de higiene, da importância da avaliação precoce de sintomas e doenças, estamos, com a ajuda da tecnologia e dos meios de comunicação melhorando a qualidade de vida da sociedade em que vivemos.


4. A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo”?

R: Depende de como as pessoas lidam com a tecnologia. Se a mesma é usada como soma à atividades pré existentes, sim a tecnologia produz um maravilhoso mundo novo, porém se a tecnologia, como e-mail, sala de amigos virtuais, entra para substituir amizades e impacta num distanciamento da família, a mesma serve como pedra e impede o desenvolvimento emocional e psíquico saudável no indivíduo. Se a tecnologia, como a Internet é usada como fonte de estudo único, substituindo livros e debates entre pessoas, ela não produz um mundo maravilhoso, e sim um mundo de individualistas. Se ela é usada como complemento de estudo, sim ela colabora para o conhecimento sem anular a construção do pensamento e da vertente inquisitória do indivíduo.


Aprofundando o tema escolhido: Violência: Bullying


1. Como acontece o bullying em escolas?

R: O bullying acontece em escolas de todos os níveis tanto sócio econômicos como sócio culturais. O bullying existe também entre adultos em seus locais de trabalho e até mesmo em casa. O bullying pode ser tanto psicológico como físico.


2. Quais as formas de bullying mais apresentadas? Existe uma média do numero de crianças que sofrem com bullying nesta escola?

R: Como citado acima, existe o bullying psicológico ou verbal e também o físico. Não existe uma média de número de crianças que sofrem bullying na escola onde trabalho, por que o controle e o debate sobre o tema são muito presentes. Através de monitoramento, quando é notado por algum membro do corpo docente da escola que alguma criança está no caminho de começar a bully ou está se sentindo bullied, a intervenção é imediata, os pais avisados, as crianças monitoradas e o problema nem chega a virar bullying. Pois intervirmos para saber se há algum fator emocional que esteja acionando essa válvula de escape.


3. O que a escola faz para evitar?

R: Através de debates, atividades orais em sala de aula, através de uma ligação de confiança entre alunos e professores. Essa relação de confiança se estende a pais e coordenadores que relatam imediatamente uns aos outros os problemas existentes e se há reincidência dos mesmos. A Associação de pais e professores oferece palestras sobre o tema e suas precauções a pais e professores.


4. Qual a participação dos pais na solução deste problema? Eles cobram alguma atitude da escola? A escola espera alguma atitude dos pais?

R: Os pais são incluídos no circuito mesmo por que essa escola trabalha em parceria direta com os pais, não só no tema bullying como em qualquer outro que esteja prejudicando ou criando situações de stress nos seus alunos. Os pais cobram resoluções e trazem suas opiniões a respeito do problema, se seu filho estiver envolvido, mas na maioria das vezes é a escola que notifica os pais quando há um problema desse porte. Os pais têm uma certa dificuldade de analisar problemas normais para a faixa etária de seus filhos, assim como disputas por brinquedos, imposição de pontos de vista e acham que qualquer atrito é bullying. A escola faz um trabalho com os pais sobre isso para desmistificar o rótulo.


5. O bullying acontece somente entre alunos ou entre funcionários e pais também?

R: Como já disse em outra questão acima, o bullying pode acontecer entre adultos, e em qualquer lugar, até mesmo em casa. Não estou ciente de que esse tipo de bullying ocorra nessa escola.



6. Já aconteceu de a escola perder algum aluno em decorrência de bullying?

R: Não tenho informação sobre outras faixas etárias, porém na faixa etária com que trabalho nunca perdemos crianças por esse motivo.


ATIVIDADE EDUCACIONAL:

  • O que será abordado/trabalhado pelo projeto?
Serão abordados aspectos éticos que levam a situações de violência no cotidiano escolar, afetando a saúde física e psíquica de professores, pais e alunos, toda a comunidade escolar.

  • O que será feito?
Organizar um evento denominado "zero para a violência” •

  • Com qual propósito será feito?
O propósito é analisar as formas de violência, suas causas e conseqüências, os principais afetados e as possíveis soluções.



Justificativas:

  • Quais aspectos levaram a consderar relevante a atividade/evento?
Por se tratar de questões importantes e urgentes em nossa sociedade é relevante conhecer como a ética distorcida atinge globalmente a questão da saúde. A violência escolar as agressões, o assedio moral e o bullyng são demonstrações da moral distorcida que acomete a sociedade hoje em dia, independente da classe social.


Estratégias/procedimentos práticos:


  • Como, quando, onde e o que será feito?
Será um evento realizado dentro da escola com uma semana de duração, com toda a comunidade escolar participando do projeto inserindo esse tema em todas as disciplinas. Além dessa interdisciplinaridade, serão realizadas atividades extracurriculares como:

Palestras com psicólogos especializados em linguagem infanto-juvenil.
Palestras especificas para pais e mestres.
Exibição do filme “Pro dia Nascer feliz". Mesa redonda com a presença do diretor João Jardim e profissionais da área.
Exposição de fotos que retratam o tema, espalhadas em toda escola por tempo indeterminado.
Peça de teatro desenvolvida e apresentada pelos alunos como culminância do evento.


  • O que precisarei? Com quem trabalharei?
Alunos, auditório, recursos audiovisuais, material impresso. Psicólogos, diretor e profissionais do filme.

  • O que pode ser utilizado como referência para verificar se a proposta alcançou seus objetivos?
Participação e interesse durante a semana do projeto.
Qualidade das perguntas durante os debates.
Motivação dos participantes

Um comentário:

  1. Show!!! Adorei!
    Delimitaram bem e projetaram sem falhas.
    Parabéns a equipe.

    Bjks

    Esther Araujo

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