segunda-feira, 7 de junho de 2010


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS: Erika de Oliveira Asfora – P00738
Marco Antônio da Costa – P00750
Maria Guilhermina de Almeida Gomes – P00605
Renata Benévolo Chagas Pinto – P00557


Entrevista


Creche Municipal Nação Mangueirense
Rua Visconde de Niterói, 774 – Mangueira – Rio de Janeiro – RJ
A Creche atende 142 crianças, com turmas de 0 a 4 anos.
Entrevista com a Diretora Maria Guilhermina de Almeida Gomes

1- Quais os problemas ambientais que mais afetam sua unidade escolar? São os problemas internos ou externos?

Os problemas ambientais que mais afetam a u.e. são de procedência externa, pois ela está inserida em uma comunidade bastante carente que apresenta falta de saneamento, deficiência de coleta de lixo, etc. Que causam várias doenças em nossas crianças, principalmente doenças de pele tais como: sarna, escabiose, impetigo, etc.

2- Além desses fatores externos, você acredita que o nível de escolaridade e de informações que os pais têm prejudica ou influenciam na saúde das crianças?

Creio que a falta de educação é o ponto determinante para as atitudes tomadas pelos responsáveis em relação ao asseio das crianças. A escolaridade também pode contribuir, mas não considero como fator primordial.

3- Qual o impacto desses problemas no rendimento escolar?

As crianças afetadas por doenças infectocontagiosas deixam de frequentar a u.e. o que prejudica seu desenvolvimento sócio-intelectual.

4- E a equipe é capacitada para resolver essa situação?

A equipe ajuda no sentido de orientar e encaminhar a criança para um atendimento médico no posto de saúde mais próximo.

5- A unidade escolar trabalha esse conteúdo na rotina escolar?

O conteúdo de higiene tanto física como ambiental faz parte do projeto político pedagógico da u.e.

6- Como a tecnologia pode contribuir?

Campanhas nacionais e locais sobre os problemas de pele divulgados pela mídia podem ajudar a minimizar os problemas ambientais que afetam a saúde das nossas crianças.


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS: Erika de Oliveira Asfora – P00738
Marco Antônio da Costa – P00750
Maria Guilhermina de Almeida Gomes – P00605
Renata Benévolo Chagas Pinto – P00557

TEMA: SAÚDE E BEM ESTAR


O que será abordado/trabalhado pelo projeto
- Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
- Conscientizar e promover a boa higiene;
- Compreender a importância dos cuidados com o meio que vivemos;
- Estimular a imaginação e a criatividade.

Atividade Educacional:
Exposição de todo o material produzido. O álbum percorrerá as casas dos alunos. Apresentação de uma peça teatral. Palestras, para pais e alunos, com dermatologistas e pediatras, orientando como proceder no que diz respeito à higiene pessoal e tratamento de problemas específicos.
Demonstrações de manipulação e guarda de objetos pessoais e roupas, principalmente os de uso coletivo com a presença de profissionais da saúde pública.

Objetivo Geral:
O Objetivo é discutir, conscientizar e fazer compreender assuntos relacionados aos cuidados com o corpo, a higiene e os cuidados com o meio que se vive.

Justificativa:
Com base na entrevista, percebemos qual a necessidade de maior urgência nessa escola, que são as doenças de pele. O projeto abordará as questões de hábitos de higiene dentro e fora da escola e do meio que vivemos. Elucidar os alunos e os pais, pois é fundamental a boa saúde e o bem estar.

Estratégias/Procedimentos práticos:
Confecções de cartazes;
Confecção de um álbum para toda a turma abordando o tema;
Colagem;
Desenho ;
Brincadeiras;
Pesquisas em revistas;
Leituras;
Jogos;
Filmes.

Recurso (Material e Humano/ Técnico) / Parcerias:
Material: Papel, cola, tesoura, filme, livros, lápis de cera, revistas.
Humano: Especialistas da área de saúde. Professores e alunos.
Parceria com postos de saúde para uma campanha com presença de todos os alunos e família direta (que moram na mesma casa);
Parceria com empresas do segmento médico e de higiene para distribuição gratuita de produtos, apresentando a forma e quantidade adequada de utilização de cada um dos produtos.

Avaliação / Resultados esperados:
Ao analisarmos a realidade vivida na creche localizada no bairro da Mangueira, no município do Rio de Janeiro, constatamos que um dos principais problemas enfrentados é a falta de saneamento básico o que reflete diretamente na saúde das crianças usuárias do serviço.
Sugerimos algumas ações para serem implementadas com intuito de promover uma melhoria na qualidade de vida das crianças assistidas.
No primeiro momento acreditamos ser importante formalizar junto aos órgãos competentes a situação a qual a comunidade escolar está exposta cobrando ações urgentes tais como:
• Coleta regular de lixo
• Instalação de rede de esgoto
Aumento dos agentes de saúde locais.
Paralelamente sugerimos uma ação interna que pode gerar impactos positivos.
A equipe pedagógica da escola deve promover encontros no início e ao longo do ano letivo com os responsáveis pelos alunos e especialistas da área de saúde, nutrição dentre outras com intuito de informar e conscientizá-los da importância dos hábitos de higiene e atitudes saudáveis na vida da criança.
Cronograma trimestral para reavaliação e apresentação de resultados.
Premiação para as famílias que apresentarem melhor resultado já no primeiro trimestre, plano de multiplicação para demais vizinhos e parentes do mesmo programa, disseminado pelas famílias atendidas.
Por fim lembramos Paulo Freire que nos diz na Pedagogia do Oprimido

“Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, descobrindo-se com eles sofrem, mas, sobretudo com eles lutam”



Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo!
    Vejam como a utilização de um instrumento de coleta de dados direta (a entrevista) auxilia na compreensão dos problemas reais e locais da escola? Assim é possível intervir direto no problema.
    Boa proposta!

    Esther Araujo

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