sexta-feira, 4 de junho de 2010


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Renata de Araujo gomes Bezerra de Menezes;
Denise Barbosa do Nascimento;
Monica Côrrea Rodrigues;
Cláudia Gomes Ribeiro
Eliane Maria Guimarães Beltrão
MATRÍCULAS: P00679; P00704; P00694; P006963;P00691

ATIVIDADE SUGERIDA:
Entrevista com Educadores
Entrevista realizada com a orientadora educacinal
Profª Cláudia – do Ciep 431 Padre Nino Miraldi.

Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema transversal?
Profª Cláudia - Abordar questões relativas à saúde, sob a ótica da prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, de que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de vida da sociedade?
Profª Cláudia - Parece existir um consenso de que uma das formas mais eficientes de promover a saúde é por meio da escola. A escola sempre foi uma instituição que atua no desenvolvimento social e humano. Neste contexto, a escola como centro formador, pode contribuir para a concretização de uma vida mais saudável, entretanto a formação de professores é um desafio que tem a ver com o futuro da educação básica, esta por sua vez, vinculada com o futuro de nosso povo e a formação de nossas crianças. No entanto, as perspectivas de que essa formação se faça em bases teoricamente sólidas, de uma formação de qualidade e relevância social, são cada vez mais difícieis.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
Profª Cláudia - As novas tecnologias só têm sentido se forem desenvolvidas para melhorar a vida. O CIEP possui uma Sala de Recursos muito bem equipada. Há um tempo atrás era impossível pensar que uma pessoa com necessidade especial poderia ter uma vida comum. Este avanço está diretamente ligado a melhores condições de vida.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, a inter-relação avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo?”
Profª Cláudia - A tecnologia digital, com certeza, veio para ficar e possui, sem dúvida, características particulares que podem trazer grandes benefícios para humanidade. Porém, trouxe consigo um novo problema social, que é a exclusão digital, o que é preocupante, visto que este novo modelo de exclusão é fator determinante para o desemprego.

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Renata de Araujo gomes Bezerra de Menezes;
Denise Barbosa do Nascimento;
Monica Côrrea Rodrigues;
Cláudia Gomes Ribeiro
Eliane Maria Guimarães Beltrão
MATRÍCULAS: P00679; P00704; P00694; P006963;P00691

TEMA: HIGIENE PESSOAL E ESCABIOSE
ATIVIDADE EDUCACIONAL: O DIA DA HIGIENE
OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos a concluirem que a escabiose é uma doença comum em ambientes de aglomeração populacional e, principalmente, em locais de má higiene e, que por isso se faz necessário aprender como cuidar do seu próprio corpo.
JUSTIFICATIVA:
Escolhemos abordar o tema Higiene Pessoal e Escabiose devido ao alto índice de alunos infectados pelo ácaro na unidade escolar.
ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS PRÁTICOS:
Em circuitos, os alunos serão destinados a vários lugares: o escovódromo, os banheiros e ao espaço para cuidados com as unhas. Nesses locais será informado a importância da higiene pessoal.
RECURSOS (MATERIAL E HUMANO/TÉCNICO)/PARCERIAS:
Escovas, dentifrícios, fio dental, tesouras, escovinhas para unhas, sabonetes, toalhas descartáveis, folder explicativo sobre escabiose, monitores da oficina de Prevenção e Promoção da Saúde do Programa Federal Mais Educação e agentes do Posto de Saúde local.
AVALIAÇÃO/RESULTADOS ESPERADOS:
A partir da observação diária dos alunos, nos momentos de higiene, verificaremos se os mesmos estão executando os procedimentos necessários ao cuidado com o próprio corpo.

Um comentário:

  1. Parabéns!
    Simples, objetivo e direcionado a uma necessidade local, bem definida.
    Não precisa ser complexo pra ser eficiente, ok?

    Bjks

    Esther Araujo

    ResponderExcluir