quarta-feira, 2 de junho de 2010

Promoção da Saúde e qualidade de vida


Professora: Maria Esther de Araújo
Projeto Interdisciplinar
Tema Gerador:Educação e cidadania no Rio de Janeiro

Questionamentos feitos na Escola Municipal “Porto rico”,Escola de Educação Infantil, à Coordenadora Pedagógica:
1-Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao Trabalharem Saúde como tema Transversal?
R-Higiene, prevenção de doenças.
2-De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e qualidade de vida na sociedade?
R-Através de textos recebidos, seminários, parcerias com outros segmentos da Secretaria de Educação.
3-Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
R-Através da TV, internet, etc.
4-A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um” admirável mundo novo”?
R-Sim, de certa forma.


Atividade Educacional:
Projeto “Viva com Saúde”
Tema:
Prevenções que devem ser tomadas em caso de enchentes.
O que será trabalhado:
.Perigos das enchentes.
.Doenças trazidas pelas enchentes.
.Perigos de contaminações pela água (contatos tanto de pele como ingestão).
.Perigos da eletricidade nesses casos.
.Água potável
.Locais de moradias adequados X não adequados.

Objetivo Geral:
Levar os alunos a perceberem o perigo das enchentes, não só nos desabamentos como também na contaminação de doenças pelas águas.
Justificativa:
Considerando as chuvas que têm causado grandes enchentes, inclusive nas casas de alguns alunos que moram em áreas de risco, elaborar este projeto vai de encontro às necessidades do momento.
Contando também com a grande divulgação da mídia sobre as enchentes, temos vídeos, reportagens inúmeras que os alunos podem assistir e conversar sobre o assunto.
Levando-se em conta que as turmas nesta escola são de Educação Infantil, o tema deve ser trabalhado ao nível do entendimento das crianças.

Recursos:
.Sala de Vídeo e informática.
.Materiais de sucata, papéis, giz de cera, tinta guache, recortes de revistas e jornais.
.Parcerias com o Posto de Saúde e com Agentes de Saúde do Governo.

Estratégias:
O trabalho será realizado em sala de aula e também sala de vídeo e informática pelos professores.
Discutir sobre o assunto com os alunos.
Falar sobre os perigos das doenças que as águas de enchentes trazem como leptospirose (explicar o que significa),dengue, hepatite,diarréias,etc. (todas as doenças precisam ser explicadas);os dejetos que há nas águas, o lixo,as infecções que podem pegar, etc.
A água potável - para beber, só filtrada ou pelo menos fervida.
Durante o desenvolvimento do projeto os alunos irão desenhar o que estão aprendendo e expondo na escola.
As aprendizagens sempre serão grafadas através de trabalhos como pinturas, confecção de montagens com papeis coloridos, criação de histórias e apresentadas em teatro, de fantoches ou de corpo presente.
Construção de maquete pelos alunos advertindo quanto às construções em áreas de riscos.

Avaliação:
Ao chegar ao final do trabalho, faremos uma exposição de todos os trabalhos realizados pelas turmas.
Os Pais e comunidade serão convidados a participar, onde traremos as palestras de médicos do Posto de Saúde e de Agentes de Saúde.


Grupo: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida

Alunos:.Lizete Conceição Cardoso Martins Araújo -P0777
Marcial Rafael da Silva Santos -P0731
Rene Marques Leandro -P00588
Claudia Soares da Mota -P00796
Elaine Miranda dos Santos -P00781
Gloria Helena Monteiro Costa -P00797

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