quarta-feira, 2 de junho de 2010

SAÚDE NA ESCOLA: multiplicando informações




"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, gente que estuda, gente que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola é cada vez melhor na medida em que cada ser se comporta como colega, como amigo. Nada de uma ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de ser como tijolo que forma parede indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizades, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... em uma escola assim vai ser fácil estudar, crescer, fazer amigos, educar e ser feliz".


Paulo Freire – Pedagogia da Esperança (1999)


Qualidade de Vida


A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas." O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos. O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma conseqüência negativa a sua progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.


BULLINGER e cols. (1993) consideram que o termo qualidade de vida é mais geral e inclui uma variedade potencial maior de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando, à sua condição de saúde e às intervenções médicas.


O papel da escola na promoção da saúde vem sendo cada vez mais reconhecido, devido à abrangência desse tema, que faz parte do cotidiano e vai muito além da saúde de cada indivíduo. Saúde envolve saneamento básico, água tratada, condições de trabalho e moradia, lazer, preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, prevenção da violência e do uso de drogas, acompanhamento à gestante e à criança em seus primeiros anos de vida etc. Mas saúde é também felicidade, alimentação saudável e relações bem construídas com os outros. Isso significa que a luta pela saúde na escola e na comunidade envolve atenção à qualidade de vida em todos os aspectos.


Para garantir a qualidade de vida de todos, é preciso realizar ações de prevenção dos males físicos e sociais. O que gestores e professores podem fazer para inserir as temáticas da promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente escolar:


• Disseminar informações relacionadas com a qualidade de vida dos alunos;


• Promover discussões sobre saúde, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientação sobre alimentação, higiene etc.;


• Implementar mecanismos de encaminhamento ou prestação de serviços médicos e odontológicos;


• Articular parcerias com serviços e profissionais de saúde para obtenção de informações de interesse da comunidade;


• Implementar um banco de registro sobre a saúde do corpo discente (vacinações, doenças etc.);


• Verificar se o espaço escolar é "transitável" para pessoas com dificuldades de locomoção.


• Desenvolver atividades de promoção da saúde bucal, auditiva, ocular e ambiental;


• Buscar parceiros e recursos para aquisição de óculos, aparelhos auditivos, entre outros (o ideal é que a busca por doações esteja inserida num processo educativo);


• Identificar os locais com deficiência na coleta do lixo e planejar uma campanha de conscientização. Procurar meios de divulgar as consequências de se jogar lixo nas ruas;


• Promover campanhas de doação de sangue no bairro, mobilizando possíveis doadores para o banco de sangue do hospital próximo à escola;


• Organizar atividades recreativas e artísticas em hospitais;


• Organizar mutirões de limpeza em espaços comunitários;


• Apoiar o funcionamento dos conselhos comunitários de saúde;


• Embelezar as dependências da escola, através de projetos de meio ambiente, estimulando o plantio de flores e árvores;


• Promover atividades de educação ambiental nas escolas;


• Monitorar e denunciar ameaças de poluição ambiental na região.


Entrevista com uma coordenadora pedagógica.



1)Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema Transversal?
Cada série trabalha com os temas de saúde durante o ano todo. Os objetivos de saúde se encontram na area do Desenvolvimento Físico, no sub tema Saúde e Conhecimento do corpo. As professoras procuram conscientizar as crianças sobre cuidados relacionados á higiene, alimentação e sono. As crianças começam desde cedo a serem despertadas para a importância de hábitos que irão ajudá-las a ter um desenvolvimento saudável e consciente.

2)De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Sociedade? Fica difícil eu responder uma vez que não me recordo como e se foi abordado este tema na minha formação. Acredito que o professor tenha um conhecimento de saúde que primeiro refere-se ao próprio referencial que ele tem de formação na própria casa. Quando ele se depara comm o currículo a ser seguido, é como se ele organizasse e questionasse os objetivos propostos com esta própria vivência dele.

3)Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
A tecnologia amplia o conhecimento humano em diversos setores. Ela possibilita uma troca de informação em curto espaço de tempo e entre países distantes. Mas é uma faca de dois gumes na medida em que precisamos de um filtro para separar a informação que irá levar a um acréscimo na vida das pessoas. É muita informação. Na escola em que trabalho, os professores se comunicam por email, tem acesso á internet e ao smart board. Acredito que estas ferramentas auxiliam o professor na construção do conhecimento e na construção de um planejamento melhor para os alunos.


A pesquisa realizada, nos informa de que as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética, tanto na escola, quanto na comunidade. O acesso a internet e tv a cabo, são os principais veículos utilizados. Contribuindo de forma positiva, possibilitando com mais avanço, facilidade, adquirir conhecimentos e informações necessárias para nosso dia a dia. Porém, não podemos esquecer que a maioria tem dificuldades de acesso à fonte de informação/comunicação. Pois este acesso, depende do nível socioeconômico do indivíduo, sua renda familiar e a região onde vive. Na comunidade, são abertas várias Lan House, para suprir a falta de computador com internet em casa, mas, muitas vezes a falta de instrução torna este acesso perigoso, utilizado de forma inadequada. Na escola o acesso é mais controlado e instrutivo, facilitando e ajudando os alunos e até mesmo os educadores. Baseando-se no que o texto nos diz, a maioria da população não domina a linguagem científica, estando despreparados para, acessar ou mesmo interpretar os avanços tecnlógicos compreendendo sua utilização para a melhoria das condições de trabalho e vida das comunidades. Portanto, ainda não é satisfatória esta contribuição, necessitando que seus resultados sejam mais produtivos.


GRUPO QUALIDADE DE VIDA:


  1. ADRIANA BARREIRA
  2. ISABEL SOUSA PENEDO
  3. ISABELA DO NASCIMENTO NOGUEIRA
  4. JULIANA ANTUNES KHÜNER
  5. MARIA DA CONCEIÇÃO CUNHA

Um comentário:

  1. Oi!
    A entrevista foi postada, mas nde está o projeto/plano de ação?
    De qualquer maneira, parabéns!

    Abraços

    Esther

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