quinta-feira, 3 de junho de 2010

Descarte Consciente do Lixo é Saúde e Cidadania


PLANO DE AÇÃO:

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Ana Cristina Oliveira Lima -
Beatriz Silva Santos - P00784
Bianca Mara Cruz Pacheco -
Hercia das Mercês Bezerra da Silva - P00768
Washington Luiz Ribeiro da Silva - P00757
PROFESSORA: Maria Esther de Araújo


TÍTULO::Descarte Consciente do Lixo é Saúde e Cidadania.

TEMA:Transtornos causados pelo descarte do lixo em dias contrários ao da coleta pública.

ATIVIDADE EDUCACIONAL:
*Confecção de cartazes sobre os transtornos do lixo nas ruas, contendo as pragas e insetos que podem proliferar através dele.
*Passeata com distribuição de panfletos pelos alunos contendo os dias corretos de coletas pública.
*Contactar autoridades públicas para que venham apoiar nossa passeata com a liberação da guarda municipal para organizar nossos alunos nas ruas.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a comunidade entorno da Escola Municipal Laurentina Cardoso Duarte, em Duque de Caxias, sobre a necessidade de colocar seu lixo nas ruas nos dias corretos da coleta pública.Prevenindo a agressão ao meio ambiente.

JUSTIFICATIVA: Ao ser observado que a comunidade entorno à escola descartava seu lixo em dias contrários ao da coleta pública, houve então a necessidade de informá-la sobre os danos causados ao meio ambiente e a saúde.Diante deste fato, constatado, a escola reconhece seu dever em buscar alternativas que amenizem o impacto causado ao meio ambiente e a saúde,promovendo a educação ambiental de forma que faça a comunidade refletir sobre suas atitudes em relação a este, dando ciência sobre a atual realidade. Segundo Freire(1987) "o papel do educador problematizador é proporcionar com os educandos as condições para superação do conhecimento". As relevâncias são sociais, pois o problema diz respeito a toda a sociedade e os seus resultados contribuirão para o bem estar de todos os cidadãos, pois, é tambem um conhecimento adquirido que visa a conscientização do homem, bem como mudança de atitudes no que consiste à preservação do seu meio ambiente.

AVALIAÇÂO:
A avaliação deve ser contínua, pois tem como objetivo a mudança comportamental do indivíduo e esta não ocorre imediatamente, pois é um processo lento, gradativo e constante. Em outras palavras o processo educativo deve estar sempre presente na escola, comunidade e na sociedade. segue abaixo:
*Através de passeios curtos e contínuos pela comunidade nos dias que não há coleta pública, para observar a ausência ou presença de lixo descartado.
*Através da observação do comportamento do corpo discente, na escola, para verificar se o descarte do lixo está sendo feito corretamente no lugar apropriado, a lixeira.
"Ninguém educa ninguém,ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo." (Freire, p.39, 1987)

Referências Bibliográficas
Freire, Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 1987.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9, Meio Ambiente e Saúde, 1997.
htpp://www.suapesquisa.com/o_que_e/poluicao_ambiental.htm

Um comentário:

  1. Gostei muitíssimo da proposta de vcs, mas onde está a entrevista?
    De qualquer maneira parabéns pela proposta viável (adorei o cartaz).

    Bjks

    Esther Araujo

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