sexta-feira, 12 de março de 2010

POR UM MUNDO MAIS LIMPO

POR UM MUNDO MAIS LIMPO


O video do RJ TV mostra a falta de consciência do povo em relação ao lixo, mas o que é a comsciencia? Segundo discionário Aurélio consciência é o atributo pelo qual oi homem pode conhecer e julgar sua própria realidade estabelecendo julgamnetos morais dos atos realizados, mas como julgar essa realidade, se nosso atos são baseados na moral dos 'opressores" que assim nos educaram de forma consumista em relação ao meio.

Em A pedagogia do oprimido Paulo Freire, critica essa educação com base em preceitos capitalista. sua pedagogia vai além disso, coloca as pessoas em condição de criticar, absorver e refletir. Ela leva a conscientização, ensina a ter sensibilidade e percepção critica das contradições sociais, econômicas e politicas no universo onde o oprimido está inserido e posiciona-se como agente transformador contra os elementos opressores da realidade. significa também uma nova forma de compreender as relações entre os homens e destes com seu ambiente, de constatar a indivisibilidade entre sociedade e natureza e de perceber a indispensabilidade desta para a vida humana. Aponta ainda para a busca de um novo relacionamento com os ecossistemas naturais queultrapasse a perspectiva individualista e utilitária que historicamente tem caracterizado a civilização moderna.

A questão do lixo jogado na ruas de maneira tão irresponsável deve ser tratada sob essa perspectiva de forma que o homem olhe a natureza como parte integrante do seu desenvolvimento e que dela depende diretamente, e assim a destruindo estará destruindo a si mesmo. É preciso reconhecer a realidade na qual se vive. Abrir os olhos e ver o valor que é dado ao meio e de que forma até hoje o mundo foi usado e abudado, e deste modo adotar uma postura mais "ecológica" consciente que daí depende a nossa sobrevivência. E assim essa nova educação pautada em princípios éticos capazes de agregar a todos independente de classe social, mostrando que nós como cidadãos temos um compromisso e que se cada um fizer a sua parte e mostrar ao próximo o quanto isso faz a diferença aos poucos será possível combater a destruição do nosso planeta.







Atitudes que podem fazer a diferença:


  • Programas de conscientização das comunidades

  • Elaboração de cartilhas de informação sobre reciclagem e coleta seletiva

  • criação de cooperativas de catadores de lixo e de reciclagem

  • Cobrar das autoridades saneamento básico, coleta regular de lixo, descarte correto dos residuos.




Atitudes para você fazer a diferença:

  • Separe o lixo para reciclagem

  • Reutilize de forma criativa o lixo reciclado

  • Pilhas, baterias e lâmpadas contêm substâncias que podem contaminar a terra e o lençol de águas subterrâneas. a Comlurb dispõe de cestas verdes para a coleta de pilhas e baterias. A localização delas está no site www. rio.gov.br/comlurb/

  • Leva sua sacola de pano ao supermercado

  • Incentive seus filhos (o bom exemplo começa em casa)

Disciplina : Educação e Meio Ambiente
Grupo: Luciene da Silva Pinto; Maristela Paim Medeiros; Patricia Cavalcanti de Souza e Tatiana de Jesus Abardes Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário