sexta-feira, 5 de março de 2010

Educação e cidadania no Rio de Janeiro


A Reportagem do RJTV tem como tema o descaso da população com relação ao lixo que é jogado nas ruas, produzido pelo consumo desenfreado.

A dicotomia entre consciênciaXconsequência não faz parte da ação de jogar lixo na rua.

Um dos passos para mudar essa realidade é procurar fazer uma integração entre: escolas, assossiações de moradores, igrejas e o comércio local

Criando um projeto cujo objetivo é conscientizar a população a respeito da educação ambiental através da coleta seletiva de lixo e da reciclagem.

Segundo Paulo Freire o aprendizado se dá em dois momentos: o 1º é aquele onde os oprimidos vão descobrindo o mundo da opressão e através da práxis vão se transformando; e o 2º é aquele no qual a pedagogia do oprimido deixa de existir e se torna a pedagogia dos homens em processo de constante transformação.

Por esse método, através da comunidade escolar e do entorno trabalharemos a troca de informações e da prática de como cuidar do ambiente e preservá-lo.

A proposta é junto ás instituições já citadas promover parcerias onde cada um fará uma parte do desenvolvimento do projeto.

ESCOLAS:Criar grupos de teatro com temas da educação ambiental desenvolvidos em sala de aula, e a partir daí ultrapassar os muros da escola propagando essas idéias de coleta seletiva e reciclagem envolvendo a comunidade;

IGREJAS E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES: Recrutar voluntariado para a execução do projeto. Sendo a ponte escola-comércio

COMÉRCIO: Atuar na coleta seletiva de lixo e na conservação da limpeza na sua área, e vender os objetos reciclados produzidos na escola. Os recursos obtidos nessa venda serão:
  • Revertidos para melhorias no projeto, e para a população participante;

  • E para montar, no fututro, uma cooperativa de catadores de lixo, visando a continuidade do projeto.
A participação de todos gerará uma integração homem-ambiente. fazendo com que cada um se perceba parte integrante da natureza, conscientizando-se de que agredir a natureza será como agredir a si mesmo.

"os rumos possíveis desse processo são possíveis projetos e, por conseguinte a conscientização não é apenas conhecimento ou reconhecimento, mas opção, decisão, compromisso." (Paulo Freire-Pedagogia do Oprimido).
Disciplina: Educação e meio ambiente
Grupo: Aline Garotti, Eliana Marçal, Nely Carvalho, Vanise Zema







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