quarta-feira, 10 de março de 2010

Educação e Cidadania

A todo momento, pelos meios de comunicação, nos deparamos com o assunto lixo, reciclagem, coleta seletiva, enfim, cuidados com o meio ambiente de um modo geral, mas será que isto está tendo resultado??? Será que isso é suficiente??? Bem, é claro que tudo isso já é um início, um caminho.

A reportagem divulgada pelo RJTV nos aponta surpreendentes indícios de um crescente e desgovernado descaso com o meio ambiente. O lixo deixado e acumulado pelas ruas tem até campanha para quem mais polui. Falta de educação??? Claro!!! E falta de informação também.

O educador Paulo Freire dedicou toda a sua vida acadêmica a defesa de uma escola democrática, um espaço onde todos recebessem subsídios necessários para a formação da sua consciência crítica.
Freire acreditava que historicamente as camadas menos favorecidas eram oprimidas e terminavam por aceitar o que lhes era imposto sem buscar a libertação, sendo esta a única forma de superar a opressão, exigindo o abandono da condição servil (que faz as pessoas obedecerem sem questionar).
É esse ser pensante, crítico e criativo que os educadores ambientais desejam atingir e formar. Ao falarmos em educação ambiental devemos vê-la não como um conteúdo específico, mas sim como uma temática que deve permear todo o programa escolar.
Através da reflexão devemos construir conceitos e rever valores impostos pela sociedade. É fundamental que o nosso aluno possa se enxergar como um ser ativo, pensante e corresposável pela construção de um mundo melhor.

Um exemplo bem atual seria o dos catadores de latinhas. Ao catarem latinhas pelas ruas, praias e praças da cidade, muitos catadores não estão preocupados se a latinha deixada, por desleixo, no chão da rua, está contribuindo para a poluição e degradação do meio ambiente, eles mais se preocupa em saber que as latinhas catadas são muitas vezes a única renda que dispoem. E isso é tão real que ao recolherem as latas do chão muitas vezes não recolhem o lixo que está ao seu redor. Apesar disso esses catadores fazem um papel importante dentro da sociedade, eles colaboram evitando um maior acúmulo de lixo.
Mas como seria bom se as pessoas entendessem a urgência da boa educação ambiental, trazendo consciência de que um dia não haverá necessidade de catadores que fazem parte da vida ambiental mas sem o compromisso consciente.

"Lixo é tudo aquilo o que não se quer mais e que se joga fora; coisas inúteis, velhas e sem valor."

(Dicionário Aurélio)

Será que todo lixo é lixo de verdade?

Aproveitar e acondicionar melhor todo lixo que é desprezado é a melhor solução, pois sabemos que o lixo urbano gera uma série de problemas ambientais, doenças, entupimento de bueiros, gerando enchentes e alagamentos. Podemos diminuir a produção de lixo reduzindo o desperdício, reutilizando quando possível e reciclando. Isso tudo através de uma consciência ambiental, da educação, para mudança do comportamento, comprometimento e responsabilidade.

Soluções de educação ambiental para os problemas ecológicos denunciados:

formal, não formal e informal, entendemos que todos os âmbitos tem que ser atingidos.

- Folhetos educativos com questões relacionadas à cidadania, ao meio ambiente, à limpeza urbana e à qualidade de vida;
- Latas de lixo (nas ruas) com tamanhos ideais para o atendimento à população;
- Campanhas de conscientização ecológica;
- Diminuir a produção de lixo (reduzindo desperdício, reutilizando e reciclando);
- Incentivos fiscais para empresas que comercializarem produtos com menos embalagens e/ou com embalagens 100% recicláveis;
- Educação ambiental nas escolas, nos bairros, nas cidades etc. Respeitando a realidade sócio-cultural dos ambientes.
- Aumentar a coleta seletiva, através de pontos de entrega voluntária, coleta porta a porta.

É importante que a população perceba os resultados, pois assim vai entender por que o fez, desta maneira já estará intrínseco.




Erika Asfora
Renata Benévolo
Suzana Terra


Fontes: Apostila de Educação e Meio Ambiente;
Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire;
http://www.comlurb.rio.rj.gov.br/;
http://www.problemasambientais.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário