terça-feira, 9 de março de 2010

Salve o Planeta


No RJTV fala do desrespeito ou descuido de quem joga lixo nas ruas. Assim como do alto gasto para limpar toda a sujeira.

“Em toda cidade, são recolhidas 8,8 mil toneladas de lixo por dia. É bom explicar que o problema não é o lixo residencial, esse que a gente bota na porta de casa ou na lixeira dos prédios. O vilão é o lixo que é jogado na rua, por dia, 3,5 mil toneladas. Mais pesado ainda é o gasto para tirar ele da rua: R$ 33 milhões por mês.”

A pedagogia do oprimido, proposta por Paulo Freire, sugere o questionamento das práticas nas quais os sujeitos oprimidos estão imersos. A partir da conscientização desse e nesse processo, é que vai havendo a libertação dos sujeitos e, consequentemente, surgindo das práticas, o perfil de um homem novo.

Seguindo este pensamento proposto no livro de um novo homem, e com os dados de gastos excessivos, assim como o conteúdo que nos foi esclarecido em nosso curso podemos partir para a ação. Sendo assim, pensaríamos em cuidar destes lixos como cuidamos os de nossas casas. Contudo a partir de pequenas atitudes teríamos como investir em:

§ Coleta seletiva

§ Cooperativas de catadores de lixo, nas lixeiras seletivas, das ruas

§ Cooperativas de reciclagem


Atitudes simples evitariam:

1. gastos milionários,

2. enchentes e

3. poluições do solo...

Assim como gerariam:

1. empregos,

2. fontes de rendas para as cooperativas,

3. ruas mais limpas e uma população mais educada e consciente de seus atos e hábitos.

Campanha Publicitárias WWF_2007: Assistam!

http://www.youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc&feature=related

Grupo:

Aline Lima Ferreira

Cláudia Márcia Rosa

Maria Daniele Ribeiro

Monica Corrêa Rodrigues

Vânia Silva Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário