segunda-feira, 8 de março de 2010

O LUXO DO LIXO


Arte feito em caixa de ovos. A reciclagem é uma das formas de tentativa para diminuir a degradação de lixo no planeta. A arte consegue fazer um intercambio com a reciclagem criando assim materiais fantásticos.

Essa combinação de arte com lixo, nos proposiona maravilhosas obras de arte. Quanta criatividade tem um bom artista não é?


*Charge produzida pela aluna Daniele da Costa após as reflexões do grupo.


Paulo Freire, no seu “A pedagogia do Oprimido” fala da condição do oprimido de admirar o opressor. O oprimido foi educado para considerar o modo de vida e o padrão de consumo do opressor como corretos. O oprimido aloja, dentro de si, o opressor. Quanto mais se consome, quanto mais se possui, melhor. Essa é a cruel face do sistema ideológico, ainda vigente nos dias de hoje. Ensina o ser humano a ser opressor-oprimido. Para superar essa condição, não basta o oprimido virar um “novo opressor”. É preciso ser “mais” que isso, é preciso que o oprimido se liberte verdadeiramente da ideologia do opressor. A questão ambiental nos coloca, frente a frente, com opressor que existe em cada um de nós. Essa atitude, de opressor, está nos levando a destruir o Planeta Terra. Mas a natureza, com sua matriz dialética, também nos oprime com catástrofes naturais. Como deixar de ser opressor-oprimido pela natureza? Eis ai a grande questão.

Como vimos na reportagem do RJTV, o lixo é tratado com total descaso pela população. Afinal, por que é tão difícil jogar o lixo no lixo?

Mundo complexo, problemas complexos e soluções complexas...
A educação ambiental vista nesta perspectiva da complexidade impulsiona aqueles que buscam pensar globalmente e agir localmente por meio de ações coletivas numa visão inter e transdisciplinar. A questão do lixo tratada nesta perspectiva será trabalhada de forma que articule ações coletivas na comunidade do bairro envolvendo Associações de Moradores, Escola, Igrejas, Comunidades do entorno, traçando metas a serem alcançadas no sentido de solucionar o problema. As possíveis soluções seriam:

1. Realizar atividades de sensibilização que permitam uma mobilização da comunidade (bairro, escola. associação, etc.) para buscar soluções coletivas sobre a questão do lixo;

2. Fornecer à comunidade informações sobre as formas de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo;

3. Oferecer palestras sobre o manejo correto dos resíduos sólidos evitando-se problemas à nossa saúde e impactos sobre o meio ambiente;

4. Oferecer oficinas sobre formas de reutilização do lixo;

5. Discutir com a comunidade (bairro, escola, associação, etc.) a prática de um consumo sustentável.

E para encerrar, como a rua mais suja do Rio, fica em Madureira, bairro onde ficam duas tradicionais escolas de samba, o Império Serrano e a Portela, nosso trabalho só poderia terminar com samba. Vamos encerrar com o antológico desfile do carnavalesco Joãozinho Trinta, de 1989, “Ratos e Urubus: larguem a minha fantasia”, conhecido também o “O luxo do Lixo”. Este samba começa com os seguintes dizeres “Reluziu... É ouro ou lata.” Nos dando uma grande lição: O LIXO É OURO.

O vídeo poderá ser visualizado no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=P0RFeVUAH9w


Disciplina: Educação e Meio Ambiente

Grupo Ambientação: Adriana Lourenço Barreira, Carla Maria de Abreu Araujo, Daniele da Costa Santos, Isabela do Nascimento Nogueira, Leiliane de Oliveira e Maria Conceição Lopes da Cunha

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