quarta-feira, 5 de maio de 2010

A importância do ambiente escolar e a atuação do professor formação continuada


A formação continuada de professores é um dos grandes desafios atualmente.
Tomando como base o contexto educacional brasileiro,a educação continuada centrada na escola,utilizando-se de práticas interativas e reflexivas,mostra-se como saída possível para a melhoria da qualidade do ensino,e,também,a oportunidade de resgatar a profissão de professor,tão desgastada e carente de respeito.
A escola precisa ser analisada como integrante de uma teia complexa de relações que a constituem a partir de uma determinada realidade social,e,consequentemente,o profissional da educação deverá conduzir suas reflexões críticas em função do contexto em que está inserido.Nesse sentido,a participação do docente como protagonista do processo de formação continuada é de suma importância,pois não haveria outra peça tão importante na prática educacional quanto ele,que se encontra conectado diretamante nesse processo.
A formação continuada realizada na escola, tem amparo legal na LDB 9394/96,que prevê em seu artigo 67,no parágrafo V um período reservado a estudos,planejamento e avaliação incluído na carga de trabalho.
Compreendemos que a formação continuada precisa ser um processo contínuo,permanente e integrado ao dia-a-dia dos professores e da instituição escolar.A educação escolar precisa de um profissional em constante processo da aprendizagem,um professor que pense,avalie e refaça o seu trabalho com leituras,pesquisas e troca de experiências.Por intermédio dessas ações,ele vai questionando o próprio modo de proceder,reconstruindo,permanentemente, o seu fazer pedagógico.
Consideramos que o ambiente escolar é essencial nesse processo,na medida em que a escola é um espaço pedagógico privilegiado para o ato de explorar a prática reflexiva.Portanto,uma vez que,por mais que o professor faça cursos e fundamente a sua prática pedagógica,ele deveria contar com uma rotina de funcionamento institucional que favorecesse continuamente o seu aperfeiçoamento,permitindo-lhe um exercício consciente da sua prática pedagógica avaliando e replanejando seu trabalho,porquanto seja um cidadão-profissional-educador.
No entanto,por muitas vezes,este docente fica dominado pelos problemas burocráticos,administrativos e práticos,ou seja,pelas dificuldades do dia-a-dia de uma escola.Para superar essa situação,é necessário que ele disponha,regularmente, de um tempo fora da sala de aula,em um contexto que propicie a troca de idéias sobre seu trabalho,buscando uma síntese entre a sala de aula e sua bagagem acadêmica.
A escola é o lócus privilegiado da formação continuada do docente,tendo em vista que este é profissional agente da transformação social,sujeito político comprometido com a educação.
Bibliografia
Facci,Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? SP : Autores Associados, 2004 (Coleção formação de professores).
Freire,Paulo. Pedagogia do oprimido.RJ:Paz e Terra,1987.
Martins,Ligia Márcia. A formação social da personalidade do professor. SP: Autores Associados,2007 (Coleção formação de professores)
Pacheco,José. Escola da Ponte-Formação e transformação da educação.RJ: Vozes,2008(Coleção Transições).
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ Philippe Perrenoud-Formação contínua e obrigatoriedade de competências na profissão de professor
http://www.revistaescola.abril.com.br/ Edição 05/2001 Formação continuada: professor se forma na escola
10/2003 Estudar faz bem à sua carreira
09/2008 Gustavo Heidrich -O papel do professor na formação continuada
Grupo Ação Educativa
Adrianna M. da Câmara Teixeira
Bruno Gawryszewski
Daniele de Oliveira Rosa
Elane de Oliveira Neves
Maria Margarida de A. Avelar

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