quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Trabalho de Educação e Meio Ambiente - Lixo

Lixo

(Dimensão Ambiental)

Esse filme foi feito numa das entradas da Comunidade dos Macacos. Como podemos perceber, as pessoas jogam lixo pelo chão, de qualquer maneira, sem separá-los em sacos plásticos e muitas vezes sem os mesmos.

Seguindo mais adiante, a uns cem metros mais ou menos, encontramos um compactador de lixo, que serviria para triturar o lixo deixado dentro da caçamba, localizada no mesmo ambiente. Infelizmente não é isso o que acontece, pois mesmo com a caçamba exposta, a maior parte do lixo está fora dela, espalhada ao seu redor. Ninguém se dá ao trabalho de jogar seu próprio lixo dentro dela.

A população dessa área pelo visto não se importa com a qualidade de vida, com o respeito pelos outros e pelo ambiente em que vive. Não está ligando para o impacto ambiental que esse ato acarretará para todos: doenças, mortes, desabamentos, poluição dentre outros.

Talvez isso também ocorra pela ignorância das pessoas. Deveria haver nessa comunidade uma conscientização e sensibilização sobre o assunto tratado através de palestras e vídeos, promovidos pela Associação de Moradores e/ou através das escolas locais, para tentar mudar os hábitos negativos dessa comunidade.




Acreditamos que a conscientização e a educação das pessoas estão intrinsecamente ligadas por isso cada vez que visualizamos atitudes incorretas verificamos que existe ali uma ausência tanto de conscientização como de educação. Como vamos resolver esta situação problema? Primeiro se faz necessário conhecer o ambiente que ocorre tal movimento e em seguida realizar um plano de ação no qual a empresa que realiza a coleta urbana do Rio de Janeiro participe através de palestras, programas, entre outras em seguida, manter contato com a Associação de Moradores pois eles são e representam a comunidade. Esta parceria deve ter como objetivo principal informar aos moradores sobre a importância do recolhimento e armazenamento adequado do lixo para que a sua qualidade de vida seja mantida.

A metodologia e os profissionais que desenvolverão este trabalho deverão conhecer a comunidade e utilizar ferramentas que permitam a interação contínua e a comunicação sem ruídos caso contrário, os objetivos não serão alcançados conforme cita Paulo Freire:

“Nosso papel não é falar ao povo sobre a nossa visão do mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão de mundo, que se manifesta nas várias formas de sua ação, reflete a sua situação no mundo, em que se constitui.” Pág. 49.

GRUPO:
AVANY MARIA MANHÃES MOURA REIS - P00715
DANIELE CRUZ DA SILVA FIGUEIREDO LUZ
JULIANA ANTUNES KÜHNER
KATIANA SOUZA REIS
LILIANE DE ANDRADE LEVY
MARCIA DE FREITAS MIGUEL