quarta-feira, 30 de junho de 2010

Educação e Cidadania no Rio de Janeiro

Paulo Freire afirma no seu livro Pedagogia do Oprimido que o educador-educando deve sentir uma profunda inquietação quando começa a pensar no conteúdo programático que irá “dialogar” com seus educando – educadores, pois só através dessa inconformidade com o pré estabelecido podemos construir uma educação problematizadora.
Na educação bancária a preocupação se limita ao programa que será dissertado para os alunos, meros receptores de informações escolhidas e selecionadas atendendo os anseios do professor. Ao estudante cabe ser mero espectador desse espetáculo onde o saber do mestre não deve ser questionado.
Já o educador-educando compartilha com a sua turma de forma sistematizada o conteúdo que recebeu de forma desestruturada.
No trecho do capítulo 3 intitulado “O diálogo começa na busca do conteúdo programático” o autor finaliza dizendo “Não podemos, a não ser ingenuamente, esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico... se desrespeitarmos a particular visão do mundo que tinha o povo.”
Podemos ver como os princípios que compõe o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases a nível federal e a resolução SEEduc n°4359/2009 a nível estadual encontram-se em consonância com o que é defendido por Paulo Freire na sua obra. Logo ao analisarmos a LDB, vemos que a lei estabelece que o sistema de ensino deve ser composto por uma grade curricular obrigatória e uniforme para todo o sistema, mas ressalta a importância de uma parte ser dedicada as características regionais e locais de cada região, dando ao professor liberdade de atuação e promovendo a oportunidade de se pensar e construir o conteúdo programático de acordo com a realidade e necessidade específica do público assistido.
Outro aspecto importante é a valorização da cultura africana e indígena na formação do povo brasileiro, muitas vezes relegada a segundo plano e que merece ser destacada e trabalhada com mais afinco.
Por fim verificamos que a resolução estadual foi composta de forma a ser harmoniosa com a LDB, mas traz um aspecto peculiar e importante para a formação participativa e reflexiva do aluno, a parte diversificada do componente obrigatório do currículo escolar, espaço onde a escola deve desenvolver projetos que atendam aos anseios da comunidade escolar.

Erika de Oliveira Asfora
Marco Antonio da Costa
Maria Guilhermina de Almeida Gomes
Renata Benévolo Chagas Pinto

domingo, 27 de junho de 2010

Projeto Interdisciplinar de Legislação Educacional

Educação e Cidadania no Rio de Janeiro


Os textos tratam da regulamentação da educação básica, retratando suas obrigatoriedades para que se tenha uma base nacional comum e suas devidas partes diversificadas que abarcam as necessidades territoriais de cada grupo, podendo através disto desenvolver e ampliar estudos culturais locais. Esta relação regimenta e estabelece grande vinculo entre a resolução SEEDUC nº4359/2009 e o artigo 26 da LDB, pois as duas fixam as diretrizes da educação, fundamentando a origem das disposições que aparecem em ambos os textos.
A relação entre a resolução e o texto citado esta na obrigatoriedade da parte diversificada que pode e deve ser construída com a comunidade do entorno, para que os indivíduos que fazem parte destes meandros educacionais sejam de fato sujeitos nesta relação tão importante que é a de educador e educando, participando das construções que abarcam os conteúdos programáticos, para que não seja mais uma vez tratados como uma conta bancária onde se depositam conhecimentos que não tem significado nenhum para aquele indivíduo, por isso a grande importância deles estarem envolvidos neste processo, sendo sempre vistos como cidadão e não como tábuas em branco.
Considerando a Resolução Seeduc n.4359 de 19 de outubro de 2009,observamos que há um empenho do Legislativo e da Secretaria de Educação em tornar o ensino mais adequado e abrangente no Brasil.
Uma vez que a lei é soberana e tem de ser obedecida, só mesmo constando em Lei é que há uma maior possibilidade de melhoria no Ensino.
A lei está muito bem formulada e abrange os vários níveis necessários, começando pelo Ensino Fundamental, organizando o seriado, as horas aulas, as matérias e conteúdos realmente importantes para a formação do indivíduo como sujeito cidadão em desenvolvimento crescente.
As impontualidades encontradas são :a não obrigatoriedade da Educação Infantil como pré-requisito para o ingresso no Ensino Fundamental e a não colocação no currículo da etnia do povo português como parte da formação do povo brasileiro junto aos povos africanos e indígenas.
Dito isto temos a complementar, que o êxito da Educação, vai depender de como aplicá-la. Na concepção de Paulo Freire,a Educação precisa ser calcada na verdadeira vivência do aluno, em que este seja o sujeito de suas ações, que possa construir o seu conhecimento.
“Nunca ,apenas dissertar sobre elas, jamais doar-lhe conteúdos que pouco ou nada tenham haver com seus anseios,com suas dúvidas...”Paulo Freire

A Educação é o caminho para o crescimento do indivíduo consciente,capaz ético e cidadão na sociedade, mas ela precisa ser verdadeiramente vivenciada e não depositada como mensagem “salvadora” em forma de conteúdo(Paulo Freire).

Enquanto o docente não trabalhar nesse sentido,a educação continuará estagnada, enquanto, se depositar os conteúdos sobre as cabeças dos alunos como formulas mágicas, essa Educação Bancária, não chegará a lugar algum, produzindo cada vez mais turmas de aceleração, onde poucos conseguem caminhar.
É uma espécie de invasão cultural, diz Paulo Freire,distancia os alunos da aprendizagem.
Esse é o quadro da Educação onde cada vez mais se tira do aluno o prazer do aprender, do estímulo ao conhecimento.
Nosso alunado tem vida, é um ser pensante, tem seus conhecimentos, suas habilidades, precisa ser ouvido, precisa ser respeitado, como indivíduo e cidadão que é.

Só compreendendo esses valores, fazendo a cidadania também estaremos ensinando a ser cidadãos. E como diz Paulo Freire:
“ O que temos a fazer ,na verdade, é propor ao povo,através de certas condições básicas,sua situação existencial,concreta presente, como problema que por sua vez, o desafia e, assim lhe exige resposta,não só no nível intelectual,mas no nível da ação”

Grupo:
Glória Helena Monteiro Costa
Elaine Miranda dos Santos
Lizete Conceição Cardoso Martins Araujo
Rene Marques Leandro

segunda-feira, 7 de junho de 2010


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS: Erika de Oliveira Asfora – P00738
Marco Antônio da Costa – P00750
Maria Guilhermina de Almeida Gomes – P00605
Renata Benévolo Chagas Pinto – P00557


Entrevista


Creche Municipal Nação Mangueirense
Rua Visconde de Niterói, 774 – Mangueira – Rio de Janeiro – RJ
A Creche atende 142 crianças, com turmas de 0 a 4 anos.
Entrevista com a Diretora Maria Guilhermina de Almeida Gomes

1- Quais os problemas ambientais que mais afetam sua unidade escolar? São os problemas internos ou externos?

Os problemas ambientais que mais afetam a u.e. são de procedência externa, pois ela está inserida em uma comunidade bastante carente que apresenta falta de saneamento, deficiência de coleta de lixo, etc. Que causam várias doenças em nossas crianças, principalmente doenças de pele tais como: sarna, escabiose, impetigo, etc.

2- Além desses fatores externos, você acredita que o nível de escolaridade e de informações que os pais têm prejudica ou influenciam na saúde das crianças?

Creio que a falta de educação é o ponto determinante para as atitudes tomadas pelos responsáveis em relação ao asseio das crianças. A escolaridade também pode contribuir, mas não considero como fator primordial.

3- Qual o impacto desses problemas no rendimento escolar?

As crianças afetadas por doenças infectocontagiosas deixam de frequentar a u.e. o que prejudica seu desenvolvimento sócio-intelectual.

4- E a equipe é capacitada para resolver essa situação?

A equipe ajuda no sentido de orientar e encaminhar a criança para um atendimento médico no posto de saúde mais próximo.

5- A unidade escolar trabalha esse conteúdo na rotina escolar?

O conteúdo de higiene tanto física como ambiental faz parte do projeto político pedagógico da u.e.

6- Como a tecnologia pode contribuir?

Campanhas nacionais e locais sobre os problemas de pele divulgados pela mídia podem ajudar a minimizar os problemas ambientais que afetam a saúde das nossas crianças.


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS: Erika de Oliveira Asfora – P00738
Marco Antônio da Costa – P00750
Maria Guilhermina de Almeida Gomes – P00605
Renata Benévolo Chagas Pinto – P00557

TEMA: SAÚDE E BEM ESTAR


O que será abordado/trabalhado pelo projeto
- Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
- Conscientizar e promover a boa higiene;
- Compreender a importância dos cuidados com o meio que vivemos;
- Estimular a imaginação e a criatividade.

Atividade Educacional:
Exposição de todo o material produzido. O álbum percorrerá as casas dos alunos. Apresentação de uma peça teatral. Palestras, para pais e alunos, com dermatologistas e pediatras, orientando como proceder no que diz respeito à higiene pessoal e tratamento de problemas específicos.
Demonstrações de manipulação e guarda de objetos pessoais e roupas, principalmente os de uso coletivo com a presença de profissionais da saúde pública.

Objetivo Geral:
O Objetivo é discutir, conscientizar e fazer compreender assuntos relacionados aos cuidados com o corpo, a higiene e os cuidados com o meio que se vive.

Justificativa:
Com base na entrevista, percebemos qual a necessidade de maior urgência nessa escola, que são as doenças de pele. O projeto abordará as questões de hábitos de higiene dentro e fora da escola e do meio que vivemos. Elucidar os alunos e os pais, pois é fundamental a boa saúde e o bem estar.

Estratégias/Procedimentos práticos:
Confecções de cartazes;
Confecção de um álbum para toda a turma abordando o tema;
Colagem;
Desenho ;
Brincadeiras;
Pesquisas em revistas;
Leituras;
Jogos;
Filmes.

Recurso (Material e Humano/ Técnico) / Parcerias:
Material: Papel, cola, tesoura, filme, livros, lápis de cera, revistas.
Humano: Especialistas da área de saúde. Professores e alunos.
Parceria com postos de saúde para uma campanha com presença de todos os alunos e família direta (que moram na mesma casa);
Parceria com empresas do segmento médico e de higiene para distribuição gratuita de produtos, apresentando a forma e quantidade adequada de utilização de cada um dos produtos.

Avaliação / Resultados esperados:
Ao analisarmos a realidade vivida na creche localizada no bairro da Mangueira, no município do Rio de Janeiro, constatamos que um dos principais problemas enfrentados é a falta de saneamento básico o que reflete diretamente na saúde das crianças usuárias do serviço.
Sugerimos algumas ações para serem implementadas com intuito de promover uma melhoria na qualidade de vida das crianças assistidas.
No primeiro momento acreditamos ser importante formalizar junto aos órgãos competentes a situação a qual a comunidade escolar está exposta cobrando ações urgentes tais como:
• Coleta regular de lixo
• Instalação de rede de esgoto
Aumento dos agentes de saúde locais.
Paralelamente sugerimos uma ação interna que pode gerar impactos positivos.
A equipe pedagógica da escola deve promover encontros no início e ao longo do ano letivo com os responsáveis pelos alunos e especialistas da área de saúde, nutrição dentre outras com intuito de informar e conscientizá-los da importância dos hábitos de higiene e atitudes saudáveis na vida da criança.
Cronograma trimestral para reavaliação e apresentação de resultados.
Premiação para as famílias que apresentarem melhor resultado já no primeiro trimestre, plano de multiplicação para demais vizinhos e parentes do mesmo programa, disseminado pelas famílias atendidas.
Por fim lembramos Paulo Freire que nos diz na Pedagogia do Oprimido

“Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, descobrindo-se com eles sofrem, mas, sobretudo com eles lutam”



Sustentabilidade

Projeto de Trabalho como Tema Transversal Saúde
Curso: Pedagogia
Disciplina: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
Alunos: Helena Cristina R. F. Greenhalgh -Mat. P00780
Fabiana Thimóteo Gonçalves -Mat. P00794
Juliana Rosas Coelho -Mat. P00795
Introdução
O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire nos mostra a opressão contida na sociedade e na educação, a opressão é tida como um problema crônico social, já que, as camadas menos favorecidas são oprimidas e aceitam os que lhes é imposto, por falta de conscientização as pessoas obedecem as ordens, por medo, sem questioná-las. A libertação exige o abandono da condição servil. Torna-se cômodo para o opressor que o oprimido não tenha consciência do que acontece.
A Pedagogia do oprimido propõe a construção dos sujeitos críticos e comprometidos com sua ação no mundo.
Tendo em vista a proposta do livro, nos preocupamos em elaborar um Plano de Ação voltado para a integração escola-família-comunidade, com atividades que sejam do interesse de todos, que esclareçam dúvidas e que mostre a responsabilidade de todos nós com as ações no mundo.
Entrevista:
A entrevista foi realizada com uma Orientadora Educacional.
Qual público-alvo de sua escola?
Resposta: São alunos do 1° e do 2° segmento do ensino fundamental, de classe média
da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Quais são os problemas relacionados a saúde que ocorrem com maior incidência em
sua escola?
Resposta: Há dois anos atrás e também ano passado tivemos vários casos de alunos e
familiares com dengue, esse fato nos causou grande preocupação. Esse ano percebemos que
houve um aumento no número de crianças que ganharam muito peso, em função muitas
vezes, de uma alimentação inadequada e tivemos ainda um caso de gravidez na
adolescência.
Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como Tema Transversal?
Resposta: Conceituamos saúde não somente como ausência de doença física e sim como algo maior, mais amplo, que inclui aspectos emocionais, sociais, familiares. Buscamos sempre o bem-estar dos nossos alunos, queremos sempre que os alunos e as famílias estejam seguros em relação a nossa escola.
De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde de e Qualidade de Vida da Sociedade?
Resposta: Acho que somente a formação docente em áreas específicas, como por exemplo, Biologia, têm dado ênfase a essa questão.
Como as novas tecnologias estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
Resposta: De forma bastante intensa, com a internet, por exemplo, o acesso a inúmeras informações sobre saúde, meio ambiente se tornou bem mais acessível e rápido. Utilizamos ainda, algumas vezes, documentários exibidos em TVs por assinatura sobre animais, coleta de lixo, meio ambiente, como parte integrante de nossas aulas.Percebemos que as crianças e os jovens gostam muito.
A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo”?
Resposta: De certa forma, como disse anteriormente o acesso a informação foi facilitado, porém aumentou também o incentivo ao consumo e isso não é bom. As desigualdades sociais ainda são enormes e falta muito para atingirmos um nível razoável de igualdade.
Tema
Meio Ambiente e Saúde
Atividade educacional
A atividade será realizada em uma escola situada em um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro que atende o público de primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. Será feita em duas etapas,
Primeira etapa
Tempo estimado: duas semanas
Cada turma vai receber um tema para que seja feita a pesquisa e preparação de material para ser exposto no dia do encontro com toda a escola.
Turma do 2º ano – Ficará responsável por elaborar um teatrinho que aborde o tema Dengue.
Turma do 3º ano – Fazer pesquisa e preparar cartazes sobre a Dengue e as formas de evitá-la.
Turma do 4º ano – Fazer pesquisas e preparar cartazes com o conteúdo encontrado no site da Comlurb (www.comlurb.rio.rj.gov.br) sobre os assuntos
-Manual básico de cidadania e civilidade da Comlurb
-Folheto da Coleta Seletiva
-Folheto da poda de árvore
Turma do 5º ano – Pesquisar e preparar cartazes sobre: A importância da água e como evitar o disperdício.
Turma do 6º ano- Tema: Ameaças ao Meio Ambiente
Turma do 7º ano – Tema: Alimentação saudável
Turma do 8º ano – Tema: Planejamento familiar
Turma do 9º ano – Doenças Sexualmente Transmissíveis
Segunda etapa
Tempo estimado: Um sábado de 8:00hs às 12:00hs
Será feito um encontro que terão como convidados , alunos, família e comunidade. Os trabalhos feitos pelos alunos na primeira etapa serão expostos no pátio da escola, cada turma deverá preparar o seu espaço e pronta para apresentar o trabalho aos visitantes. Às 10:00 horas será feita a presentação do Teatrinho da Dengue e em seguida no auditório serão realizadas palestrar com profissionais da saúde que abordarão os temas: Pressão alta, diabetes, tabagismo, DST, gravidez na adolescência e nutrição e câncer de mama.
Haverá um espaço com atividades infantis para as famílias que levarem crianças pequenas.
Objetivo Geral
O objetivo é trazer a família e a comunidade para a escola, criar momentos de interação em que se possa passar informação, que essas pessoas que muitas vezes não têm tempo nem oportunidade de se manterem informados aproveitem esse espaço para buscarem informação.
Justificativa
Conforme a proposta do livro Pedagogia do Oprimido, quanto mais consciente e informado mais a pessoa assume as suas responsabilidades para consigo e para com o mundo e é capaz de cobrar isso do outro.
Estratégias
Na primeira etapa o trabalho será realizado durante duas semanas dentro de sala de aula nas disciplinas ligadas a Ciência.
Na segunda etapa será marcado um encontro em um sábado pela manhã. Os trabalhos confeccionados pelos alunos ficarão expostos no pátio da escola e as palestras deverão ser ministradas no auditório.
Recursos
Será necessário o envolvimento de toda a escola tanto de professores, coordenadores, diretor e profissionais de apoio. Utilizaremos o mobiliário da escola para montar as exposições, o uso do auditório, a abertura da cantina para a tender quem quiser se alimentar durante o encontro. Deverá ser feito antecipadamente contato com profissionais de saúde que possam estar presente para as palestras e disponibilizar um funcionário da escola para recepcioná-los no dia e para que eles sintam-se confortáveis.
Avaliação
Será colocado próximo a saída da escola um grande cartaz em branco com duas canetas presas, para que, as pessoas ao sairem possam deixar a sua impressão do encontro. No final das palestras o público deverá ser informado desse cartaz e da importância de sua opinião mesmo que anonimamente, se gostaram, do que não gostaram, se acharam os assuntos importantes etc.

domingo, 6 de junho de 2010

PROJETO DE TRABALHO COM TEMA TRANSVERSAL SAÚDE


          CURSO:  PEDAGOGIA

         DISCIPLINA:  PROMOÇÂO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

         PROFESSORA:  MARIA ESTHER DE ARAÚJO

         ALUNOS:  Adriana M.C.Teixeira(P00698)
                            Bruno Gawyrszewisk(P00714)
                            Daniele de O. Rosa(P00709)
                            Elane de O.Neves(P00701)
                            MªMargarida de A.Avelar(P00707)
                            Monica B. Rocha(P00706)


                            PLANO  DE   AÇÃO

          TEMA:      DST -CONHECER PARA SE PROTEGER

          ATIVIDADES  EDUCACIONAIS
Mostra de Trabalhos e Representação Teatral

         ESTRATÉGIAS

MESES DE MARÇO e ABRIL - Trabalho de envolvimento dos professores durante os Centros de Estudos,articulado pela direção e coordenação pedagógica.
                                                    Sensibilização dos alunos e dos responsáveis através de palestras com profissionais do posto de saúde
                                                   Abordagem do tema em sala de aula,através de pesquisas,debates,exibição de vídeos,slides.
MES DE MAIO-                        Realização da pesquisa de campo,através da coletagem de dados nos postos de saúde próximos,para elaboração de gráficos e confecção de  trabalhos criativos em sala (cartazes,vídeos,slides e folders).
MES DE JUNHO-                     Elaboração do texto da peça teatral,preparação do cenário, do figurino e ensaio.
                                                  Panfletagem junto à comunidade.
                                                 
MES DE JULHO-                     Culminância do Projeto, aberta à comunidade


       OBJETIVO   GERAL

Conscientização da comunidade escolar quanto à importância da prevenção às DSTs,da interrupção da cadeia de contaminação e quanto à possibilidade de transformação dessas doenças em câncer.


      RECURSOS
Profissionais docentes; profissionais de apoio administrativo escolar; profissionais da saúde;responsáveis.
Livros,jornais,revistas,artigos de papelaria diversos,roupas e objetos ,aparelhos de dvd,impressora,projetor data-show.
Acesso à Internet e softwares diversos

      PARCERIAS
Posto Municipal de Saúde; Comércio local; CRE

      RESULTADO ESPERADO
A mudança de atitude do público-alvo em relação aos cuidados pessoais com a prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.

      AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado durante seu desenvolvimento,nas reuniões de liderança e na sua culminância ,através de questionário elaborado e distribuído aos visitantes pela equipe pedagógica da unidade escolar.






                                       
                 
                                                                      


             

O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO


CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE
                      DE VIDA

ALUNOS: AdrianaTeixeira(P00698);Bruno Gawyrszewisk(P00714);Daniele Rosa(P00709);Elane Neves(P00701);MªMargarida Avelar(P00707);Monica Rocha(P00706)


                                                       ENTREVISTA
           REALIZADA    COM A PEDAGOGA  TANIA CRISTINA ABREU,COORDENADORA PEDAGÓGICA  DA  ESCOLA MUNICIPAL FRANÇA.

               Grupo: Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores,ao trabalharem Saúde como Tema Transversal?
               CP: Buscamos trabalhar o conceito de saúde atual-Qualidade de Vida-de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e também da Secretaria Municipal de Saúde,com a qual trabalhamos em parceria. Nossa escola integra o projeto "Escola Promotora de Saúde."
               Temos trabalhado realizando projetos,como estratégia para alcançar nossos objetivos,levantando, junto a alunos e responsáveis,os temas que despertam maior interesse,objetivando integrá-los ao trabalho docente,e,atualmente são:a saúde bucal,a prevenção das doenças infantis, a prevenção da gravidez precoce e a prevenção das DSTs.


               Grupo: A formação docente é importante,tem colaborado na promoção da saúde e qualidade de vida da sociedade?
               A Saúde,deixando de ser apenas uma disciplina das Ciências Naturais,e, tornando-se tema transversal,abriu espaço para o desenvolvimento das atividades de forma multi e interdisciplinar,implicando na necessidade do professor manter sua formação em constante atualização dado seu papel de cidadão,professor e educador.

              
               Grupo: Como as novas tecnologias estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em sua escola e em sua comunidade?
               Vivemos na era do conhecimento e a utilização das novas tecnologias fazem parte dessa busca por melhor qualidade de vida.
               Utilizamos,notadamente, o acesso à Internet,associado à outras tecnologias,para articular questões que não podem ficar dissociadas da realidade social à qual nossa escola está inserida.A utilização da rede é objeto de nossa constante atenção.


               Grupo: Por questão de ética ?
               Sim.De maneira geral,os alunos,por imaturidade,não sabem lidar com a infinidades de informações que recebem,cabendo ao docente mediar seu uso no ambiente escolar.Costumamos orientar os responsáveis quanto à essa questão.


               Grupo: Você acha que os avanços tecnológicos contribuiram para a melhoria da qualidade de vida da sociedade?
               É inegável que os avanços tecnológicos trouxeram grande melhora da qualidade de vida,em várias frentes importantes,como nos transportes,na saúde,na educação,entre outras,todavia, os benefícios chegam a uma parcela muito pequena da população mundial.


               Grupo: Agradecemos muito a sua colaboração,respondendo à nossa entrevista. Você gostaria de acrescentar alguma coisa?
               Gostaria de transcrever para meus futuros colegas ,uma frase do nosso mestre,Paulo Freire:

          "NÃO É NO SILÊNCIO QUE OS HOMENS SE FAZEM,MAS NA PALAVRA,NO TRABALHO,NA AÇÃO-REFLEXÃO."


              


 


                                                                                                                           























              




sábado, 5 de junho de 2010

PROJETO INTERDISSIPLINAR
PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Professora: Maria Esther Araújo


Curso: Pedagogia
Disciplina: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
Alunas: Avany Maria Manhães Moura Reis - Daniele Cruz Da Silva Figueiredo Luz-Liliane De Andrade Levy - Marcia De Freitas Miguel - Patricia Maria Dos Santos Paula Schoemer Jardim
Matrícula: P00715, P00792, P00711, P00716, P00748, P00759.
Atividade Sugerida: Entrevista Com Educadores.


ENTREVISTA:

Contextualizando a saúde e destacando a educação como condutora da qualidade de vida das populações.

Entrevista com um Supervisor ou Coordenador Educacional:
Nome: Ana Lucia Alves de Carvalho Augusto
Cargo: Coordenadora
Instituição de Ensino: Associação Britânica de Educação


1. Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema Transversal?

R: A escola administra o conceito de saúde de uma forma global. Com esse enfoque, a escola utiliza um programa que tem como objetivo otimizar o aprendizado e a interdisciplinaridade de todos os aspectos presentes nos seres humanos: emocional, social e saúde física. A escola lança mão de aulas planejadas onde são abordados temas como alimentação saudável, o que traz benefícios e malefícios para a saúde de pessoas e também como crescer de maneira saudável, através de exercícios, hábitos de higiene (escovar dentes, lavar bem as mãos) e na escolha de lanches e refeições saudáveis. O lado emocional e psíquico também é abordado em discussões entre alunos e professores onde o principal objetivo é fazer com que o aluno se sinta seguro emocionalmente no espaço escolar e aprenda a partilhar suas dúvidas e pontos de vista com os outros. Também é vastamente abordado o tema de desperdício de alimentos e como ajudar uns aos outros quando enfrentamos problemas diários, assim como bullying.


2. De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Sociedade?

R: Ao ensinar as crianças sobre a importância de dividir o que possuímos com quem tem menos através de campanhas e entre os próprios alunos.


3. Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?

R: Vacinação, esterilização, maior controle sanitário feito por entidades responsáveis trazem mais segurança para a saúde de todos os alunos e funcionários da escola. Ao comunicar a importância dos hábitos de higiene, da importância da avaliação precoce de sintomas e doenças, estamos, com a ajuda da tecnologia e dos meios de comunicação melhorando a qualidade de vida da sociedade em que vivemos.


4. A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo”?

R: Depende de como as pessoas lidam com a tecnologia. Se a mesma é usada como soma à atividades pré existentes, sim a tecnologia produz um maravilhoso mundo novo, porém se a tecnologia, como e-mail, sala de amigos virtuais, entra para substituir amizades e impacta num distanciamento da família, a mesma serve como pedra e impede o desenvolvimento emocional e psíquico saudável no indivíduo. Se a tecnologia, como a Internet é usada como fonte de estudo único, substituindo livros e debates entre pessoas, ela não produz um mundo maravilhoso, e sim um mundo de individualistas. Se ela é usada como complemento de estudo, sim ela colabora para o conhecimento sem anular a construção do pensamento e da vertente inquisitória do indivíduo.


Aprofundando o tema escolhido: Violência: Bullying


1. Como acontece o bullying em escolas?

R: O bullying acontece em escolas de todos os níveis tanto sócio econômicos como sócio culturais. O bullying existe também entre adultos em seus locais de trabalho e até mesmo em casa. O bullying pode ser tanto psicológico como físico.


2. Quais as formas de bullying mais apresentadas? Existe uma média do numero de crianças que sofrem com bullying nesta escola?

R: Como citado acima, existe o bullying psicológico ou verbal e também o físico. Não existe uma média de número de crianças que sofrem bullying na escola onde trabalho, por que o controle e o debate sobre o tema são muito presentes. Através de monitoramento, quando é notado por algum membro do corpo docente da escola que alguma criança está no caminho de começar a bully ou está se sentindo bullied, a intervenção é imediata, os pais avisados, as crianças monitoradas e o problema nem chega a virar bullying. Pois intervirmos para saber se há algum fator emocional que esteja acionando essa válvula de escape.


3. O que a escola faz para evitar?

R: Através de debates, atividades orais em sala de aula, através de uma ligação de confiança entre alunos e professores. Essa relação de confiança se estende a pais e coordenadores que relatam imediatamente uns aos outros os problemas existentes e se há reincidência dos mesmos. A Associação de pais e professores oferece palestras sobre o tema e suas precauções a pais e professores.


4. Qual a participação dos pais na solução deste problema? Eles cobram alguma atitude da escola? A escola espera alguma atitude dos pais?

R: Os pais são incluídos no circuito mesmo por que essa escola trabalha em parceria direta com os pais, não só no tema bullying como em qualquer outro que esteja prejudicando ou criando situações de stress nos seus alunos. Os pais cobram resoluções e trazem suas opiniões a respeito do problema, se seu filho estiver envolvido, mas na maioria das vezes é a escola que notifica os pais quando há um problema desse porte. Os pais têm uma certa dificuldade de analisar problemas normais para a faixa etária de seus filhos, assim como disputas por brinquedos, imposição de pontos de vista e acham que qualquer atrito é bullying. A escola faz um trabalho com os pais sobre isso para desmistificar o rótulo.


5. O bullying acontece somente entre alunos ou entre funcionários e pais também?

R: Como já disse em outra questão acima, o bullying pode acontecer entre adultos, e em qualquer lugar, até mesmo em casa. Não estou ciente de que esse tipo de bullying ocorra nessa escola.



6. Já aconteceu de a escola perder algum aluno em decorrência de bullying?

R: Não tenho informação sobre outras faixas etárias, porém na faixa etária com que trabalho nunca perdemos crianças por esse motivo.


ATIVIDADE EDUCACIONAL:

  • O que será abordado/trabalhado pelo projeto?
Serão abordados aspectos éticos que levam a situações de violência no cotidiano escolar, afetando a saúde física e psíquica de professores, pais e alunos, toda a comunidade escolar.

  • O que será feito?
Organizar um evento denominado "zero para a violência” •

  • Com qual propósito será feito?
O propósito é analisar as formas de violência, suas causas e conseqüências, os principais afetados e as possíveis soluções.



Justificativas:

  • Quais aspectos levaram a consderar relevante a atividade/evento?
Por se tratar de questões importantes e urgentes em nossa sociedade é relevante conhecer como a ética distorcida atinge globalmente a questão da saúde. A violência escolar as agressões, o assedio moral e o bullyng são demonstrações da moral distorcida que acomete a sociedade hoje em dia, independente da classe social.


Estratégias/procedimentos práticos:


  • Como, quando, onde e o que será feito?
Será um evento realizado dentro da escola com uma semana de duração, com toda a comunidade escolar participando do projeto inserindo esse tema em todas as disciplinas. Além dessa interdisciplinaridade, serão realizadas atividades extracurriculares como:

Palestras com psicólogos especializados em linguagem infanto-juvenil.
Palestras especificas para pais e mestres.
Exibição do filme “Pro dia Nascer feliz". Mesa redonda com a presença do diretor João Jardim e profissionais da área.
Exposição de fotos que retratam o tema, espalhadas em toda escola por tempo indeterminado.
Peça de teatro desenvolvida e apresentada pelos alunos como culminância do evento.


  • O que precisarei? Com quem trabalharei?
Alunos, auditório, recursos audiovisuais, material impresso. Psicólogos, diretor e profissionais do filme.

  • O que pode ser utilizado como referência para verificar se a proposta alcançou seus objetivos?
Participação e interesse durante a semana do projeto.
Qualidade das perguntas durante os debates.
Motivação dos participantes

sexta-feira, 4 de junho de 2010


CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Renata de Araujo gomes Bezerra de Menezes;
Denise Barbosa do Nascimento;
Monica Côrrea Rodrigues;
Cláudia Gomes Ribeiro
Eliane Maria Guimarães Beltrão
MATRÍCULAS: P00679; P00704; P00694; P006963;P00691

ATIVIDADE SUGERIDA:
Entrevista com Educadores
Entrevista realizada com a orientadora educacinal
Profª Cláudia – do Ciep 431 Padre Nino Miraldi.

Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema transversal?
Profª Cláudia - Abordar questões relativas à saúde, sob a ótica da prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, de que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de vida da sociedade?
Profª Cláudia - Parece existir um consenso de que uma das formas mais eficientes de promover a saúde é por meio da escola. A escola sempre foi uma instituição que atua no desenvolvimento social e humano. Neste contexto, a escola como centro formador, pode contribuir para a concretização de uma vida mais saudável, entretanto a formação de professores é um desafio que tem a ver com o futuro da educação básica, esta por sua vez, vinculada com o futuro de nosso povo e a formação de nossas crianças. No entanto, as perspectivas de que essa formação se faça em bases teoricamente sólidas, de uma formação de qualidade e relevância social, são cada vez mais difícieis.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
Profª Cláudia - As novas tecnologias só têm sentido se forem desenvolvidas para melhorar a vida. O CIEP possui uma Sala de Recursos muito bem equipada. Há um tempo atrás era impossível pensar que uma pessoa com necessidade especial poderia ter uma vida comum. Este avanço está diretamente ligado a melhores condições de vida.
Grupo Novos Tempos: - Professora Cláudia, a inter-relação avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um “admirável mundo novo?”
Profª Cláudia - A tecnologia digital, com certeza, veio para ficar e possui, sem dúvida, características particulares que podem trazer grandes benefícios para humanidade. Porém, trouxe consigo um novo problema social, que é a exclusão digital, o que é preocupante, visto que este novo modelo de exclusão é fator determinante para o desemprego.

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Renata de Araujo gomes Bezerra de Menezes;
Denise Barbosa do Nascimento;
Monica Côrrea Rodrigues;
Cláudia Gomes Ribeiro
Eliane Maria Guimarães Beltrão
MATRÍCULAS: P00679; P00704; P00694; P006963;P00691

TEMA: HIGIENE PESSOAL E ESCABIOSE
ATIVIDADE EDUCACIONAL: O DIA DA HIGIENE
OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos a concluirem que a escabiose é uma doença comum em ambientes de aglomeração populacional e, principalmente, em locais de má higiene e, que por isso se faz necessário aprender como cuidar do seu próprio corpo.
JUSTIFICATIVA:
Escolhemos abordar o tema Higiene Pessoal e Escabiose devido ao alto índice de alunos infectados pelo ácaro na unidade escolar.
ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS PRÁTICOS:
Em circuitos, os alunos serão destinados a vários lugares: o escovódromo, os banheiros e ao espaço para cuidados com as unhas. Nesses locais será informado a importância da higiene pessoal.
RECURSOS (MATERIAL E HUMANO/TÉCNICO)/PARCERIAS:
Escovas, dentifrícios, fio dental, tesouras, escovinhas para unhas, sabonetes, toalhas descartáveis, folder explicativo sobre escabiose, monitores da oficina de Prevenção e Promoção da Saúde do Programa Federal Mais Educação e agentes do Posto de Saúde local.
AVALIAÇÃO/RESULTADOS ESPERADOS:
A partir da observação diária dos alunos, nos momentos de higiene, verificaremos se os mesmos estão executando os procedimentos necessários ao cuidado com o próprio corpo.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Descarte Consciente do Lixo é Saúde e Cidadania


PLANO DE AÇÃO:

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
ALUNOS(AS):
Ana Cristina Oliveira Lima -
Beatriz Silva Santos - P00784
Bianca Mara Cruz Pacheco -
Hercia das Mercês Bezerra da Silva - P00768
Washington Luiz Ribeiro da Silva - P00757
PROFESSORA: Maria Esther de Araújo


TÍTULO::Descarte Consciente do Lixo é Saúde e Cidadania.

TEMA:Transtornos causados pelo descarte do lixo em dias contrários ao da coleta pública.

ATIVIDADE EDUCACIONAL:
*Confecção de cartazes sobre os transtornos do lixo nas ruas, contendo as pragas e insetos que podem proliferar através dele.
*Passeata com distribuição de panfletos pelos alunos contendo os dias corretos de coletas pública.
*Contactar autoridades públicas para que venham apoiar nossa passeata com a liberação da guarda municipal para organizar nossos alunos nas ruas.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a comunidade entorno da Escola Municipal Laurentina Cardoso Duarte, em Duque de Caxias, sobre a necessidade de colocar seu lixo nas ruas nos dias corretos da coleta pública.Prevenindo a agressão ao meio ambiente.

JUSTIFICATIVA: Ao ser observado que a comunidade entorno à escola descartava seu lixo em dias contrários ao da coleta pública, houve então a necessidade de informá-la sobre os danos causados ao meio ambiente e a saúde.Diante deste fato, constatado, a escola reconhece seu dever em buscar alternativas que amenizem o impacto causado ao meio ambiente e a saúde,promovendo a educação ambiental de forma que faça a comunidade refletir sobre suas atitudes em relação a este, dando ciência sobre a atual realidade. Segundo Freire(1987) "o papel do educador problematizador é proporcionar com os educandos as condições para superação do conhecimento". As relevâncias são sociais, pois o problema diz respeito a toda a sociedade e os seus resultados contribuirão para o bem estar de todos os cidadãos, pois, é tambem um conhecimento adquirido que visa a conscientização do homem, bem como mudança de atitudes no que consiste à preservação do seu meio ambiente.

AVALIAÇÂO:
A avaliação deve ser contínua, pois tem como objetivo a mudança comportamental do indivíduo e esta não ocorre imediatamente, pois é um processo lento, gradativo e constante. Em outras palavras o processo educativo deve estar sempre presente na escola, comunidade e na sociedade. segue abaixo:
*Através de passeios curtos e contínuos pela comunidade nos dias que não há coleta pública, para observar a ausência ou presença de lixo descartado.
*Através da observação do comportamento do corpo discente, na escola, para verificar se o descarte do lixo está sendo feito corretamente no lugar apropriado, a lixeira.
"Ninguém educa ninguém,ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo." (Freire, p.39, 1987)

Referências Bibliográficas
Freire, Pedagogia do Oprimido. 17º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 1987.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9, Meio Ambiente e Saúde, 1997.
htpp://www.suapesquisa.com/o_que_e/poluicao_ambiental.htm

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Promoção da Saúde e qualidade de vida


Professora: Maria Esther de Araújo
Projeto Interdisciplinar
Tema Gerador:Educação e cidadania no Rio de Janeiro

Questionamentos feitos na Escola Municipal “Porto rico”,Escola de Educação Infantil, à Coordenadora Pedagógica:
1-Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao Trabalharem Saúde como tema Transversal?
R-Higiene, prevenção de doenças.
2-De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e qualidade de vida na sociedade?
R-Através de textos recebidos, seminários, parcerias com outros segmentos da Secretaria de Educação.
3-Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
R-Através da TV, internet, etc.
4-A inter-relação entre avanços tecnológicos e desenvolvimento social contribuiu para a melhoria da qualidade de vida produzindo realmente um” admirável mundo novo”?
R-Sim, de certa forma.


Atividade Educacional:
Projeto “Viva com Saúde”
Tema:
Prevenções que devem ser tomadas em caso de enchentes.
O que será trabalhado:
.Perigos das enchentes.
.Doenças trazidas pelas enchentes.
.Perigos de contaminações pela água (contatos tanto de pele como ingestão).
.Perigos da eletricidade nesses casos.
.Água potável
.Locais de moradias adequados X não adequados.

Objetivo Geral:
Levar os alunos a perceberem o perigo das enchentes, não só nos desabamentos como também na contaminação de doenças pelas águas.
Justificativa:
Considerando as chuvas que têm causado grandes enchentes, inclusive nas casas de alguns alunos que moram em áreas de risco, elaborar este projeto vai de encontro às necessidades do momento.
Contando também com a grande divulgação da mídia sobre as enchentes, temos vídeos, reportagens inúmeras que os alunos podem assistir e conversar sobre o assunto.
Levando-se em conta que as turmas nesta escola são de Educação Infantil, o tema deve ser trabalhado ao nível do entendimento das crianças.

Recursos:
.Sala de Vídeo e informática.
.Materiais de sucata, papéis, giz de cera, tinta guache, recortes de revistas e jornais.
.Parcerias com o Posto de Saúde e com Agentes de Saúde do Governo.

Estratégias:
O trabalho será realizado em sala de aula e também sala de vídeo e informática pelos professores.
Discutir sobre o assunto com os alunos.
Falar sobre os perigos das doenças que as águas de enchentes trazem como leptospirose (explicar o que significa),dengue, hepatite,diarréias,etc. (todas as doenças precisam ser explicadas);os dejetos que há nas águas, o lixo,as infecções que podem pegar, etc.
A água potável - para beber, só filtrada ou pelo menos fervida.
Durante o desenvolvimento do projeto os alunos irão desenhar o que estão aprendendo e expondo na escola.
As aprendizagens sempre serão grafadas através de trabalhos como pinturas, confecção de montagens com papeis coloridos, criação de histórias e apresentadas em teatro, de fantoches ou de corpo presente.
Construção de maquete pelos alunos advertindo quanto às construções em áreas de riscos.

Avaliação:
Ao chegar ao final do trabalho, faremos uma exposição de todos os trabalhos realizados pelas turmas.
Os Pais e comunidade serão convidados a participar, onde traremos as palestras de médicos do Posto de Saúde e de Agentes de Saúde.


Grupo: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida

Alunos:.Lizete Conceição Cardoso Martins Araújo -P0777
Marcial Rafael da Silva Santos -P0731
Rene Marques Leandro -P00588
Claudia Soares da Mota -P00796
Elaine Miranda dos Santos -P00781
Gloria Helena Monteiro Costa -P00797

SAÚDE NA ESCOLA: multiplicando informações




"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, gente que estuda, gente que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola é cada vez melhor na medida em que cada ser se comporta como colega, como amigo. Nada de uma ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de ser como tijolo que forma parede indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizades, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... em uma escola assim vai ser fácil estudar, crescer, fazer amigos, educar e ser feliz".


Paulo Freire – Pedagogia da Esperança (1999)


Qualidade de Vida


A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas." O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos. O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma conseqüência negativa a sua progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.


BULLINGER e cols. (1993) consideram que o termo qualidade de vida é mais geral e inclui uma variedade potencial maior de condições que podem afetar a percepção do indivíduo, seus sentimentos e comportamentos relacionados com o seu funcionamento diário, incluindo, mas não se limitando, à sua condição de saúde e às intervenções médicas.


O papel da escola na promoção da saúde vem sendo cada vez mais reconhecido, devido à abrangência desse tema, que faz parte do cotidiano e vai muito além da saúde de cada indivíduo. Saúde envolve saneamento básico, água tratada, condições de trabalho e moradia, lazer, preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, prevenção da violência e do uso de drogas, acompanhamento à gestante e à criança em seus primeiros anos de vida etc. Mas saúde é também felicidade, alimentação saudável e relações bem construídas com os outros. Isso significa que a luta pela saúde na escola e na comunidade envolve atenção à qualidade de vida em todos os aspectos.


Para garantir a qualidade de vida de todos, é preciso realizar ações de prevenção dos males físicos e sociais. O que gestores e professores podem fazer para inserir as temáticas da promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente escolar:


• Disseminar informações relacionadas com a qualidade de vida dos alunos;


• Promover discussões sobre saúde, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientação sobre alimentação, higiene etc.;


• Implementar mecanismos de encaminhamento ou prestação de serviços médicos e odontológicos;


• Articular parcerias com serviços e profissionais de saúde para obtenção de informações de interesse da comunidade;


• Implementar um banco de registro sobre a saúde do corpo discente (vacinações, doenças etc.);


• Verificar se o espaço escolar é "transitável" para pessoas com dificuldades de locomoção.


• Desenvolver atividades de promoção da saúde bucal, auditiva, ocular e ambiental;


• Buscar parceiros e recursos para aquisição de óculos, aparelhos auditivos, entre outros (o ideal é que a busca por doações esteja inserida num processo educativo);


• Identificar os locais com deficiência na coleta do lixo e planejar uma campanha de conscientização. Procurar meios de divulgar as consequências de se jogar lixo nas ruas;


• Promover campanhas de doação de sangue no bairro, mobilizando possíveis doadores para o banco de sangue do hospital próximo à escola;


• Organizar atividades recreativas e artísticas em hospitais;


• Organizar mutirões de limpeza em espaços comunitários;


• Apoiar o funcionamento dos conselhos comunitários de saúde;


• Embelezar as dependências da escola, através de projetos de meio ambiente, estimulando o plantio de flores e árvores;


• Promover atividades de educação ambiental nas escolas;


• Monitorar e denunciar ameaças de poluição ambiental na região.


Entrevista com uma coordenadora pedagógica.



1)Qual o conceito de saúde adotado pela escola e professores ao trabalharem Saúde como tema Transversal?
Cada série trabalha com os temas de saúde durante o ano todo. Os objetivos de saúde se encontram na area do Desenvolvimento Físico, no sub tema Saúde e Conhecimento do corpo. As professoras procuram conscientizar as crianças sobre cuidados relacionados á higiene, alimentação e sono. As crianças começam desde cedo a serem despertadas para a importância de hábitos que irão ajudá-las a ter um desenvolvimento saudável e consciente.

2)De que forma a formação docente tem colaborado na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Sociedade? Fica difícil eu responder uma vez que não me recordo como e se foi abordado este tema na minha formação. Acredito que o professor tenha um conhecimento de saúde que primeiro refere-se ao próprio referencial que ele tem de formação na própria casa. Quando ele se depara comm o currículo a ser seguido, é como se ele organizasse e questionasse os objetivos propostos com esta própria vivência dele.

3)Como as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética coletiva em sua escola e comunidade?
A tecnologia amplia o conhecimento humano em diversos setores. Ela possibilita uma troca de informação em curto espaço de tempo e entre países distantes. Mas é uma faca de dois gumes na medida em que precisamos de um filtro para separar a informação que irá levar a um acréscimo na vida das pessoas. É muita informação. Na escola em que trabalho, os professores se comunicam por email, tem acesso á internet e ao smart board. Acredito que estas ferramentas auxiliam o professor na construção do conhecimento e na construção de um planejamento melhor para os alunos.


A pesquisa realizada, nos informa de que as novas tecnologias estão contribuindo para melhoria da qualidade de vida e consciência ética, tanto na escola, quanto na comunidade. O acesso a internet e tv a cabo, são os principais veículos utilizados. Contribuindo de forma positiva, possibilitando com mais avanço, facilidade, adquirir conhecimentos e informações necessárias para nosso dia a dia. Porém, não podemos esquecer que a maioria tem dificuldades de acesso à fonte de informação/comunicação. Pois este acesso, depende do nível socioeconômico do indivíduo, sua renda familiar e a região onde vive. Na comunidade, são abertas várias Lan House, para suprir a falta de computador com internet em casa, mas, muitas vezes a falta de instrução torna este acesso perigoso, utilizado de forma inadequada. Na escola o acesso é mais controlado e instrutivo, facilitando e ajudando os alunos e até mesmo os educadores. Baseando-se no que o texto nos diz, a maioria da população não domina a linguagem científica, estando despreparados para, acessar ou mesmo interpretar os avanços tecnlógicos compreendendo sua utilização para a melhoria das condições de trabalho e vida das comunidades. Portanto, ainda não é satisfatória esta contribuição, necessitando que seus resultados sejam mais produtivos.


GRUPO QUALIDADE DE VIDA:


  1. ADRIANA BARREIRA
  2. ISABEL SOUSA PENEDO
  3. ISABELA DO NASCIMENTO NOGUEIRA
  4. JULIANA ANTUNES KHÜNER
  5. MARIA DA CONCEIÇÃO CUNHA